05/03/2015

Feira náutica Itália-Brasil é lançada em Florianópolis


Fomentando os negócios entre Itália e Brasil, surge uma inédita oportunidade de intercâmbio entre os países, voltado para a indústria náutica. Na terça-feira (3), entidades e organizações italianas e brasileiras lançaram a 1ª Feira International do Mar de Tecnologia, Inovação e Design Itália-Brasil – FIMAR, no Auditório da Secretaria de Estado de Turismo, cultura e Esporte de Santa Catarina.

Durante a solenidade de lançamento o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello destacou a feira como uma nova etapa no desenvolvimento do setor náutico do estado. “Precisamos criar condições para que Santa Catarina se desenvolva como setor náutico. Neste sentido desejamos que a Fimar marque o início de uma novo ciclo do estado como Polo Náutico. A feira virá para concretizarmos negócios e para que possamos colher frutos positivos tanto no turismo quando na indústria”, explica o secretário.

Resultado de acordos entre o Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, Ucina e o Governo de Santa Catarina, promovidos e apoiados pela Associação BrazilPlanet em colaboração com ASSONAUTICA e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil - ACATMAR., a FIMAR irá trazer para Catarina o modelo náutico italiano. “Esse resultado concreto das relações bilaterais, nos permitiu navergar juntos para um objetivo comun, que combina o melhor de nosas habilidades náuticas”, salienta o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta.

Além disso, esta feira vai permitir uma aproximação maior do “Sistema Itália” com o mercado náutico brasileiro, que está em crescente desenvolvimento e possui grandes qualidades, permitindo parcerias de negócios seja para aqueles que querem produzir locamente, seja para as empresas brasileiras que desejam associar seus produtos ao “Made in Italy”. "A feira quer unir dois pólos de excelência. O interesse demostrado pelos empresários da Indústria Náutica Italiana nos dá a certeza do sucesso da Fimar, que será a vitrini do que há de melhor em design e tecnologia na Itália e no Brasil para toda a cadeia do setor náutico", declara Domenico Calabria, da Brazil Planet, organizadora do evento.

Para a Fimar estão programadas reuniões com as empresas e operadores locais para prosseguir com as parcerias e oportunidade entre os dois países, por meio de rodada de negócios e seminários. O evento, marcado para 4 a 7 de junho, já confirmou a presença de mais de 15 empresas italianas do setor náutico que atuam nos ramos de automação, tecnologia, design e consórcio.  “Já temos confirmadas empresas das regiões de Toscana, Piemonte, Marche e Liguria”, informa o representante da Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas – ICE, Antonio Monge.

A FIMAR é organizada pela BRAZILPLANET, em colaboração com ASSONAUTICA, Associação Náutica Catarinense para o Brasil – ACATMAR, Prefeitura de Florianópolis, Santur e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Santa Catarina - Sebrae/SC. Para a coordenadora estadual do Sebrae/SC, Soraya Tonelli a Fimar tem importância fundamental para o setor náutico tanto na indústria quanto no turismo. “Nos acreditamos que a realização da feira internacional vem agregar valor ao trabalho de desenvolvimento de Santa Catarina como Polo Náutico pois propiciará rodadas de negócios aproximando a demanda do mercado italiana com a oferta do nosso estado em tecnologia embarcada e turismo náutico”, comemora.  

A participação italiana será assistida pela Agência ICE com um "Ponto italiano", lugar de hospitalidade e de informação para os operadores e visitantes, demonstrando o importante papel desempenhado pela náutica italiana no cenário mundial.

Serviço:

Feira International do Mar de Tecnologia, Inovação e Design Itália-Brasil – FIMAR

Data: 4 a 7 de Junho

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis

Endereço: Avenida Governador Gustavo Richard, 850




Publicidade

Últimas Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt