sábado, 20 de abril de 2024
16/06/2011 00:00

Porto de Imbituba divulga números da movimentação de cargas


Média de janeiro a maio de 2011 teve um incremento de 17,19% em relação ao mesmo período de 2010 Nessa terça-feira o Porto de Imbituba divulgou os números de movimentação de janeiro a maio desse ano. Nesse período, o Porto movimentou 990.720 toneladas, um incremento de 17,19% em relação ao mesmo período do ano passado quando passaram pela fronteira 845.380 toneladas de carga. Já no mês de maio foram movimentadas 191.430 toneladas, atingindo a média mensal de 198. 144 t, a segunda maior média do período desde 1989. Além dos grãos agrícolas (14,26%), nos cinco primeiros meses do ano, destacaram-se o clinquer (4,03%), sal (6,26%), hulha betuminosa (6,34%), barrilha (4,74%) e o óxido de ferro (4,49%). As cargas foram provenientes de 83 navios, com a média 17 de atracações por mês. “Os números da movimentação de cargas provam que o Porto está a cada dia se destacando como mola propulsora no desenvolvimento da região sul. É importante ressaltar que isso é só uma pequena demonstração do enorme crescimento previsto para o próximo semestre. Logo após a conclusão das obras que estão em andamento, o Porto tende a atrair ainda mais empresas interessadas em operar por Imbituba," declarou o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza. O Porto de Imbituba passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal. A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres e Cargas Gerais, Santos Brasil, injeta R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Além disso, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União. Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres já no segundo semestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul. Sobre a Companhia de Docas de Imbituba Empresa de capital aberto detém a concessão do Porto de Imbituba, sendo este o único porto público marítimo do país cuja gestão é privada. Desde 2004, quando a Royal Transportes assumiu o controle acionário da Companhia, foi implementada uma administração moderna que conquistou investimentos para melhoria da infraestrutura portuária. Atualmente, cinco terminais estão arrendados pela iniciativa privada – Fertilizantes (Fertisanta); Coque (Votorantim); Congelados (Grupo Doux); Contêineres e Carga Geral (Santos Brasil). Dispõe de três berços para atracação com 11 metros de profundidade. Devido às características geográficas, considerando sua localização em uma enseada protegida dos ventos e das ressacas marítimas, o Porto de Imbituba pode atracar e operar navios a qualquer hora do dia e em diversas condições climáticas. Além disso, está posicionado estrategicamente no epicentro da Região Sul do país, com potencial de porto concentrador e distribuidor de cargas. -------------------------------------------------------------------------------- RAIO-X DO PORTO DE IMBITUBA ADMINISTRAÇÃO O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI). LOCALIZAÇÃO Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC. ÁREA DE INFLUÊNCIA É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS. ACESSOS • RODOVIÁRIO – Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km. • FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul • MARÍTIMO – O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranquilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento. INSTALAÇÕES As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano: Berço 1 e 2 – 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável no segundo semestre de 2011. Berço 3 – com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos. INVESTIMENTOS Investimentos em curso: - Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: segundo semestre de 2011 - Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Junho/2011 - Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 55 milhões | Em fase de captação de recursos CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO/ANO: - Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's - 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's - 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's



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