sexta, 19 de abril de 2024
10/08/2011 00:00

Catarinense Almeida Junior une-se a Westfield com vistas à liderança no mercado brasileiro de shopping centers


Em operação inédita no setor, um dos líderes mundiais no mercado de shopping centers forma joint venture com a maior empresa com atuação regional do Brasil em negócio avaliado em cerca de R$1,5 bilhão A Almeida Junior, maior empresa com atuação regional no mercado de shopping centers no Brasil, anuncia uma joint venture com a Westfield, uma dos grupos líderes mundiais no setor, pela qual a companhia sediada na Austrália entra no mercado brasileiro. A Westfield é dona de shopping centers “flagship” pelo mundo, como o Westfield Sydney (Sydney, Austrália), o Westfield London (Londres, Reino Unido) e o Westfield Century City (Los Angeles, EUA), e inaugurará ainda em 2011 o Stratford City, em Londres, maior shopping center da Europa. O objetivo da nova empresa, que se chamará Westfield Almeida Junior Shopping Centers S.A. e surge da venda de 50% das ações da Almeida Junior para a Westfield, é tornar-se um grupo líder no setor de shopping centers no Brasil. A joint venture dará ênfase à ampliação da presença da Westfield / Almeida Junior no mercado brasileiro, buscando oportunidades de crescimento. Serão desenvolvidos projetos de grande e médio porte, que reunirão o knowhow e as melhores práticas globais da Westfield ao profundo conhecimento do mercado brasileiro que a Almeida Junior detém. O chairman da Westfield, Frank Lowy, declara: “O anúncio de hoje representa um investimento estratégico significativo para o grupo, com a entrada neste mercado amplo e de grande potencial. Esta transação é a nossa primeira entrada em um novo mercado desde que chegamos ao Reino Unido, no ano 2000, surge na sequência da reestruturação do grupo no final de 2010 e expande nossa franquia global para uma região nova, de grande amplitude e em franco crescimento”. O catarinense Jaimes Almeida Junior, que será o CEO da Westfield Almeida Junior Shopping Centers S.A., comemora a parceria que coloca a região Sul do País em evidência no mercado de shopping centers. “Pela primeira vez uma operação inédita como esta acontece fora do eixo do Sudeste, o que muito nos orgulha como empresa que tem o DNA catarinense”. E completa:“Trata-se da chegada de uma das maiores empresas de shopping centers do mundo e a única global ao Brasil, o que terá impacto positivo no mercado e trará novos parâmetros de projetos e na gestão de shopping centers no país. O consumidor e os lojistas brasileiros ganham muito com a chegada deste novo player. Estou muito feliz em ser parceiro da Westfield. Nosso objetivo é o de transformar a companhia em um grupo líder no setor de shopping centers no Brasil”. A Almeida Junior começou suas atividades há 31 anos na cidade de Blumenau (SC). É a maior empresa regional de shopping centers do Brasil e líder no mercado de shopping centers em Santa Catarina, onde detém 55% do marketshare em área bruta locável. Com mais de 30 anos de atuação, somará 1.138 lojas e 180 mil m² de área bruta locável em 2012. Atualmente, possui quatro shoppings centers em operação em Santa Catarina – Shopping Center Neumarkt Blumenau, Balneário Camboriú Shopping, Joinville Garten Shopping e Blumenau Norte Shopping – e o Continente Park Shopping, em construção na Grande Florianópolis. Steven Lowy, Co-CEO da Westfield, declara: “As características subjacentes do mercado brasileiro combinadas a uma base local de varejo forte e diversificada, bem como o crescente poder aquisitivo do consumidor, fazem do Brasil uma oportunidade estratégica para crescimento de longo prazo do Grupo Westfield. Jaimes Almeida Junior tem uma longa história de sucesso no setor brasileiro de shopping centers, no qual construiu uma companhia cuja cultura é fortemente semelhante à da Westfield. Esta parceria é um ótimo começo para as nossas operações na região e planejamos expandir significativamente nossos negócios no Brasil por meio de desenvolvimento de projetos e aquisições. Nós levaremos ao Brasil a expertise global da Westfield e nosso knowhow na gestão, no desenvolvimento, no leasing e no mercado de capitais de shopping centers, bem como alguns de nossos executivos sêniores ocuparão cargos na nova empresa. Esperamos, portanto, que, com o tempo, nossa operação no Brasil contribua significativamente para os ganhos e para o cumprimento das diretrizes de desenvolvimento do grupo”. É a primeira vez que o grupo australiano atua fora de mercados de língua inglesa. A decisão de investir no Brasil se dá pelo cenário econômico positivo do país. A parceria com a Almeida Junior teve como fator decisivo a semelhança das respectivas culturas de negócio. O Conselho Administrativo será composto por três membros indicados pela Almeida Junior e três pela Westfield. A Westfield possui mais de 119 shopping centers na Austrália, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Nova Zelândia, que reúnem 10,5 milhões m² de área bruta locável e mais de 23 mil lojas. A companhia administra ativos com valor de mercado estimado em mais de US$ 58,2 bilhões e se destaca pela expertise no desenvolvimento de shopping centers globalmente. Em seus shopping centers são aplicadas as melhores práticas mundiais, com arquitetura diferenciada e eficiência gerencial, privilegiando a diversidade e as características econômicas de cada região. A Almeida Junior foi assessorada nesta transação pelo Rothschild e pelo Escritório de Advocacia Mattos Filho. www.almeidajunior.com.br www.westfield.com



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt