sábado, 20 de abril de 2024
23/08/2011 00:00

Consumo: comércio da Capital discute implantação do Cadastro Positivo e prevenção a fraudes


O Cadastro Positivo, sancionado há poucos meses pela presidente Dilma Rousseff e considerado pelo comércio uma importante ferramenta para reduzir as taxas de juros ao consumidor, ainda traz muitos questionamentos para lojistas e profissionais do varejo. Para esclarecer as dúvidas sobre este “banco de dados dos bons pagadores”, a CDL de Florianópolis organiza nesta quinta (25/08), o 15º Seminário do SPC, no Lira Tênis Clube. Questões sobre o funcionamento do cadastro, como pode ser acessado e as vantagens para comerciantes e consumidores estarão no centro dos debates. Na avaliação de Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis, esta nova ferramenta “dará uma informação mais privilegiada a quem concede o crédito, podendo resultar em condições mais seguras e facilitadas para ambos os lados, lojista e consumidor”. Por ter sido aprovado há pouco, lembra Abreu, “o Cadastro Positivo ainda não foi completamente absorvido pelo comércio. Nesse sentido, o seminário é uma ótima oportunidade para o aprofundamento de informações sobre crédito e outras questões relacionadas ao SPC”, ressalta. Para falar sobre o cadastro foi convidado o presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina, Sergio Medeiros. Outro tema importante para o setor varejista e que será abordado no seminário são as fraudes na concessão de crédito, que muitas vezes trazem uma série de prejuízos para comerciantes e consumidores. Com larga experiência em qualificação empresarial e profissional nessa área, o consultor Alexsandro Rebello vai proferir a palestra Prevenção a Fraudes na Aprovação de Crédito para o Comércio e Varejo, mostrando como o setor pode se resguardar de possíveis golpes. Também serão abordadas no evento as novas ferramentas do Serviço de Proteção ao Crédito, como o SPC Score e o SPC Dados. O SPC Score, por exemplo, é uma metodologia estatística que calcula a segurança na concessão de crédito para o consumidor. Já o SPC Dados permite às empresas a melhoria das informações contidas nas suas bases de clientes, inserindo dados atualizados e auxiliando-os nas ações de marketing direto, prospecção e pós-venda.



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