sexta, 19 de abril de 2024
05/10/2011 00:00

TESC investe R$ 11 milhões em infraestrutura e equipamentos


O TESC (Terminal Portuário Santa Catarina), um dos principais terminais portuários da região Sul, investiu este ano aproximadamente R$ 11 milhões em infraestrutura e novos equipamentos com o objetivo de movimentar com mais segurança e agilidade suas cargas no porto de São Francisco do Sul. Um deles é o guindaste portuário móvel MHC (Mobile Harbour Crane) que está previsto para chegar ao Terminal em novembro. Com capacidade de 100 toneladas e alcance de até 58 metros, o MHC movimenta com segurança contêineres em navios com até 340 metros de comprimento e 47 metros de largura. Já estão operando também dois novos Meclift, equipamentos com capacidade para movimentar 16 toneladas de carga e que entram completamente em um contêiner. Outro investimento do TESC é a construção de uma câmara para inspeção sanitária climatizada para cargas refrigeradas. A previsão é que as obras fiquem prontas na primeira quinzena dezembro. Esta será a primeira Câmara Fria do Porto de São Francisco do Sul, que poderá ser utilizada também por outros terminais. Os investimentos do Terminal vão ao encontro do Programa Nacional de Dragagem financiado pelo PAC. O Programa escolheu 10 importantes portos do Brasil para novos investimentos. Para o porto de São Francisco do Sul foram destinados R$ 100 milhões. A obra teve início em julho de 2010 e vai promover o alargamento do canal de acesso do porto aumentando a profundidade de 12 para 14 metros. Hoje aportam em São Francisco do Sul navios com 12 metros de calado e com até 306 metros de extensão. O porto estará apto a receber navios de última geração, pois será um dos mais profundos do sudeste e sul do Brasil. A obra está em sua última etapa e deve ser finalizada em dezembro deste ano. O TESC fechou o primeiro semestre do ano com movimentação de 88 mil contêineres, 1 milhão de toneladas de carga siderúrgica e 240 mil toneladas de carga a granel. Desde o segundo semestre deste ano começou a oferecer transporte de contêiner através da malha ferroviária, resultado de uma parceria com a Brado Logística.



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