quinta, 18 de abril de 2024
11/10/2011 00:00

Log-In lança ao mar o primeiro navio graneleiro


A Log-In Logística Intermodal lança ao mar, hoje, o Log-In Tambaqui, no estaleiro Eisa, na Ilha do Governador (RJ). Este é o terceiro navio de uma encomenda de sete que a Log-In tem com o EISA, sendo cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento total da Log-In em construção naval no Brasil é superior a R$ 1 bilhão. Somente os dois navios graneleiros somam cerca de R$ 300 milhões. A madrinha da embarcação, uma tradição na indústria naval, será a Sra. Rosangela Khoshneviss, esposa do presidente da Alunorte, Dáryush Khoshneviss. O Log-In Tambaqui foi construído para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte para realizar viagens consecutivas entre o Porto Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. A operação irá movimentar 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período. Para a construção do Log-In Tambaqui foram utilizadas cerca de 13 mil toneladas de chapas de aço. O navio tem 80 mil toneladas de porte bruto, comprimento total de 245 m, largura de 40m e acomodação para 40 tripulantes. O projeto destes navios levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irão atuar. Sua hidrodinâmica foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água a fim de não prejudicar a população ribeirinha, que sofre com a erosão das suas margens agravada pela navegação fluvial. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência. Em janeiro de 2010, a Log-In iniciou a operação para a Alunorte com navios afretados, que serão substituídos pelo Log-In Tambaqui e o Log-In Tucunaré, já está em fase adiantada de construção. Assim que o Log-In Tambaqui for lançado ao mar, cederá lugar no berço de construção para o Log-In Tucunaré. Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao Eisa estão incluídas no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O investimento total é superior a R$ 1 bilhão, utilizando recursos do FMM – Fundo da Marinha Mercante ­ – por meio de repasse do BNDES. Até 2013, a Log-In lançará ao mar um novo navio a cada seis meses. O projeto com a Alunorte faz parte da estratégia da Log-In em desenvolver soluções especializadas para logística de cargas na cabotagem brasileira, mediante contratos de longo prazo. Navio escola O Log-In Tambaqui foi adaptado para funcionar como sala de aula. O programa Navio Escola é uma iniciativa da Log-In para contribuir com a formação e capacitação da marinha mercante brasileira. “Teremos camarotes adicionais nos navios para receber estes estudantes e iremos firmar parcerias com as escolas de formação para que estes futuros profissionais tenham a possibilidade de vivenciar uma operação real” afirma Vital Jorge Lopes, Presidente da Log-In. Sobre a Log-In A Log-In Logística Intermodal é a primeira empresa no Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado, soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado pela ponta rodoviária, bem como pela armazenagem de carga por meio de terminais intermodais terrestres. A atuação da empresa é focada na movimentação e armazenagem de cargas em contêineres e desenvolvimento de soluções logísticas. A Log-In é uma companhia aberta no mercado de capitais brasileiro e a Vale, sua maior acionista. Os projetos para a construção dos navios encomendados ao Eisa tiveram início na Vale e foram concluídos pela Log-In após a abertura de capital.



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