terça, 16 de abril de 2024
18/11/2011 00:00

ITS 2011: Multimodalidade pode agilizar transporte de cargas no Brasil


Empresários e entidades ligadas às áreas de transporte rodoviário e cabotagem discutiram o tema no segundo dia do evento. Aplicação da tecnologia na movimentação de carga será colocada em pauta nesta sexta-feira. Integrar os diferentes moldais para garantir maior qualidade e agilidade no transporte de cargas do Brasil. Este foi o consenso do debate com o tema Cabotagem versus transporte rodoviário: qual a melhor opção?, durante o Fórum NetMarinha, evento que ocorre paralelo à quarta edição do Itajaí Trade Summit 2011, na cidade portuária de Itajaí (SC). A mesa-redonda, que reuniu representantres da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Porto Itapoá e empresas armadoras Log-in e Mercosul Line, teve como objetivo analisar quais as melhores opções de transporte para oferecer eficiência ao trabalho logístico e de comércio internacional no Brasil. O debate reuniu cerca de 200 empresários e profissionais que atuam nas áreas de comércio internacional, logística e transportes e teve como ponto forte o consenso de que a melhor opção para o transporte de cargas está na multimodalidade, ou seja, é necessário integrar o serviço de cabotagem com o rodoviário, para garantir maior eficiência na logística. “A cabotagem não poderá levar o navio até o interior do Brasil e tão pouco até a porta do cliente, como um supermercado”, explica o mediador da mesa-redonda e coordenador do ITS 2011, Ricardo Demasi. Existindo integração entre transporte rodoviário e cabotagem é possível oferecer melhor qualidade de trabalho aos caminhoneiros. O representante da categoria, Clodomir Ribeiro Alves, vice-presidente da Fetrancesc observa que, desta forma, o transporte rodoviário poderia ficar centralizado em regiões ou estados, sem a necessidade de fazer a destinação de cargas em longos percursos interestaduais. A modalidade rodoviária representa 61,1% do transporte de cargas do Brasil, contra 13,6% que é feito através de hidovias, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Buscar alternativas para o transporte de cargas é uma das grandes preocupações de operadores logísticos e a indústria no país, uma vez que a principal forma de transporte do país enfrenta gargalos, como estradas lotadas, má conservação das rodovias, demora para entrega e custos que poderiam ser reduzido, com transportes alternativos. A cabotagem é apontada como uma das possibilidades para contornar este cenário. A medida é adotada como alternativa ao transporte rodoviário e possui vantagens, tais como frete mais barato e redução do risco de roubo e avaria de cargas. Diferente da navegação de longo curso, realizada entre portos de países diferentes, a cabotagem ocorre entre portos marítimos do mesmo país. Dentro deste contexto, os participantes debateram questões tarifárias e de regulamentação. Patrício Júnior, diretor do Porto Itapoá defende o posicionamento que não existe diferença entre navegação de longo curso para a cabotagem. Já Fábio Siccherino, diretor comercial da Log-In e Cláudio Marcos Rosa, gerente geral de operações da Mercosul Line, levantaram a necessidade de facilitar a regulamentação para obter navios, considerada uma das grandes dificuldades, ao lado da falta de mão-de-obra especializada, para impulsionar esta modalidade de transporte. Fórum NetMarinha Nesta sexta-feira (18), a terceira mesa-redonda do Fórum NetMarinha abordará a aplicação da tecnologia na movimentação de carga. Na ocasião também serão discutidos pontos como cesta de tecnologias de auto identificação e a real aplicabilidade dos projetos Porto sem papel e Carga inteligente - realidade de fato ou funciona apenas na teoria? Entre os participantes, estão representantes da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Porto de Santos, empresas Unisys e GTT Logistics. Também está confirmada a presença de um representante do Porto de Houston (EUA), referência na implantação deste tipo de tecnologia. Sobre o ITS Destinado a profissionais de empresas exportadoras, importadoras, prestadoras de serviços e equipamentos, o Itajaí Trade Summit 2011 promove o intercâmbio e a aproximação entre empresas de diferentes segmentos dos setores de transporte, logística e comércio internacional, além do debate sobre os segmentos, em fóruns e palestras. Reúne 82 expositores e, nos três dias, cerca de 9 mil pessoas devem passar pelo Centreventos Itajaí. Em 2012, o evento será realizado nos dias 20 e 21 de Julho e passará a se chamar Sul Trade Summit, reforçando seu posicionamento na região Sul.



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