sexta, 19 de abril de 2024
06/12/2011 00:00

Novos equipamentos do Porto de Salvador ampliam competitividade da Bahia


Modernos guindastes integram investimento de R$ 180 milhões que está sendo realizado na ampliação do terminal O Terminal de Contêiner do Porto de Salvador (Tecon Salvador), operado pela Wilson, Sons, deu mais um importante passo em seu processo de expansão. Na semana passada, o terminal recebeu seus novos equipamentos, três portêineres e seis RTGs, usadas na movimentação de contêineres, que foram importadas diretamente da China. A aquisição desses equipamentos faz parte do investimento de R$ 180 milhões na ampliação da capacidade operacional do Tecon. Os equipamentos foram entregues na última sexta-feira, em evento que contou com a participação do governador da Bahia, Jaques Wagner. “Sabemos que é uma aquisição importante que integra um grande investimento no setor de portos. Essas movimentações demonstram confiança do segmento privado no crescimento da Bahia e no retorno que nosso Estado pode dar. É uma aposta correta”, avaliou o governador Jaques Wagner. O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Jr, se mostrou entusiasmado com o novo momento vivido pelo setor. “O terminal completa onze anos e dá um passo importante para que a Bahia, no que diz respeito ao segmento portuário, se aproxime de posição compatível com a sua importância histórica”, observou. Na opinião do presidente do Grupo Wilson, Sons, César Baião, trata-se de um movimento fundamental para o desenvolvimento baiano. “É uma nova etapa de desenvolvimento na questão portuária. São novidades que tornam a Bahia mais competitiva, mais altiva, com um dinamismo comercial muito mais forte”, disse o executivo. Os equipamentos adquiridos pelo Tecon Salvador são três novos portêineres com capacidade Super Post-panamax (responsável pela movimentação dos contêineres entre o cais e o navio) e seis novos RTGs (pontes rolantes sobre rodas utilizados na movimentação dos contêineres no pátio). Os Portêineres têm lanças de 60 metros de comprimento, capazes de atender navios com 22 fileiras de contêineres de largura, tamanho dos maiores navios em operação no mundo. As pontes rolantes, RTGs, vão se juntar às duas já existentes e vão substituir as Reach-Stackers (empilhadeiras de grande porte). A vantagem do novo equipamento é a otimização da utilização de espaço no terminal, que chega a aumentar em 30%, e maior produtividade. Os equipamentos refletem uma grande preocupação com a sustentabilidade, eles são os primeiros totalmente elétricos da América Latina. A aquisição elimina por ano a emissão de gases de efeito estufa equivalente a 26 mil arvores da Mata Atlântica. Com a chegada dos novos equipamentos, os dois portêineres Panamax que operam atualmente no terminal, e um terceiro adquirido junto à Codeba, serão transferidos para o chamado Cais de Ligação, que possui berço com 240 metros de comprimento e 12 metros de profundidade. Com isso o Cais de Ligação ficará ideal para a atracação de navios de cabotagem e embarcações de longo curso de menor dimensão. Sobre o Grupo Wilson, Sons O Grupo Wilson, Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 174 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.



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