sábado, 20 de abril de 2024
03/02/2012 00:00

Mercomóveis 2012 mostrará a evolução da indústria de móveis do oeste de SC


Em design, materiais e processo fabril, a indústria de móveis do oeste barriga-verde evoluiu de forma acelerada nos últimos quinze anos. Realizada bienalmente desde 1998, a Mercomóveis se tornou a vitrine desse crescimento. A oitava edição da feira de móveis, programada para o período de 27 a 31 de agosto de 2012, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), será a maior e a melhor da série, de acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora, Nivaldo Lazaron Junior. Cerca de 200 expositores mostrarão novos conceitos em móveis, arquitetura, design e decoração para os mais variados estilos. Há expectativa de negócios da rodem de 200 milhões de reais e uma visitação de aproximadamente 20 mil compradores. A Mercomóveis é promovida pela Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale). Conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e paineis); Norton (lixas e abrasivos); Dioxyl Revestimentos Químicos (marca Glascor Tintas); Alternativa Editorial, que produz as Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores; da FIESC e apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó. Qual é, afinal, a missão da Mercomóveis? Nivaldo Lazaron Júnior – Destacar o Polo Moveleiro do Oeste de Santa Catarina, mostrando ao Brasil e ao Mundo a importância das fábricas da região. Demonstrar, inclusive, a qualidade de nossos produtos e os ganhos através da tecnologia e design aplicado aos produtos. Através da Mercomóveis podemos mostrar o potencial de nossas indústrias moveleiras e apresentar ao mercado novas empresas, com novas soluções e muita inovação, aliadas a uma conhecida competitividade. Um objetivo específico da Mercomóveis é trazer até ao evento clientes importantes de todo o Brasil e do exterior, prática que tem sido comprovada nos eventos anteriores. Qual é o perfil do expositor típico da Mercomóveis? Lazaron Júnior – A Mercomóveis tem um perfil interessante, pois conseguimos agregar em um mesmo evento expositores da linha de alta decoração, que inclusive participam em eventos de decoração em grandes centros, como também fábricas com reconhecimento nacional em produzir qualidade aliada a alta produtividade. Algumas estão entre as maiores empresas em seus segmentos no Brasil. A Feira é muito dinâmica. Temos expositores em móveis de chapa, madeira maciça, estofados, colchões, e outros, sempre com diferenciais para oferecer soluções variadas aos lojistas. Quais os benefícios que tiveram com a Mercomóveis as empresas do polo moveleiro do Oeste catarinense? Lazaron Júnior – Os benefícios são incontáveis. Podemos começar dizendo que, antes da primeira Mercomóveis, nosso Polo Moveleiro tinha pouco reconhecimento nacional. Com a realização de cada edição da feira, mais abrangente foi se tornando o mercado atingido pelas empresas da região e maior a visibilidade de cada fábrica inserida na região. Com isto, fabricantes antes com pouca expressão se tornaram nacionalmente conhecidos e atingiram crescimentos espetaculares. Em sequencia deste fenômeno, seguiu-se outro, que foi a implantação de novas empresas do ramo por toda a região. Hoje, somos um dos maiores e mais modernos polos moveleiros do Brasil, com tecnologia de ponta nas linhas de produção, design de última geração nos produtos e atendimento diferenciado. A Mercomóveis se tornou referência em tecnologia e design no Brasil. É possível que, com o fortalecimento da Mercomóveis, o pólo moveleiro do oeste de SC se torne também uma referência internacional? Lazaron Júnior – Podemos ter certeza disto. A Mercomóveis é conhecida também por promover rodadas internacionais de negócios. A vinda destes clientes do exterior para a região acaba por divulgar a qualidade, a tecnologia empregada e o design que estamos desenvolvendo. Quais os avanços constatados desde a primeira Mercomóveis e que estarão refletidos na edição 2012? Lazaron Júnior – Cada edição de um evento de sucesso tem o compromisso de evoluir ainda mais. Assim tem sido em todas as edições. Dos cerca de 30 expositores da primeira Mercomóveis, chegamos a mais de 150 na sétima edição em 2010. Paralelamente, todos os números evoluíram na mesma proporção. Em especial, a visitação e os negócios realizados. Com a edição 2012 não será diferente: temos o compromisso, com toda nossa equipe diretora, funcionários, patrocinadores e empresas parceiras, de fazer a NOVA melhor Mercomóveis de todos os tempos, até que venha a Mercomóveis 2014. Além do crescimento dos números, a Mercomóveis vem evoluindo para se tornar um evento ecossustentável, com uma equipe de trabalho dedicada ao nosso expositor e visitante, apta e disposta a proporcionar o melhor andamento do evento. Reforçamos e aproximamos as relações com expositores, patrocinadores e visitantes. Este conjunto de ações proporciona um clima onde os objetivos aconteçam com mais tranquilidade e a harmonia de ideias esteja presente, em prol do setor. O polo moveleiro do Oeste Catarinense apresentou significativo crescimento nos últimos anos. A que se deve este êxito? Lazaron Júnior – Principalmente ao empreendedorismo peculiar e reconhecido do empresário de nossa região aliado à força das pessoas que fazem cada empresa, produzindo, distribuindo, vendendo os produtos com qualidade invejável. Não poderíamos ter atingido tanto destaque nacional não fosse a soma destas que são as grandes forças regionais. Mas a Mercomóveis tem um papel super importante pela visibilidade gerada às ações destas pessoas, conforme comentado anteriormente. Além disso, nossa região tem o trabalho peculiar de nossas entidades Amoesc e Simovale e o apoio de entidades, como o Sebrae através do APL do Polo Moveleiro do Oeste de SC, cujas ações de capacitação e qualificação foram determinantes. A relação estreita com outras entidades como FIESC, Senai, MDIC, governos municipais da região, governo estadual e federal, sempre apoiando as atitudes para o crescimento, devem ser reconhecidas. Qual a influência que a Mercomóveis teve na modernização do design do móvel oestino? Lazaron Júnior – Um evento desta grandeza, por si só, gera a necessidade das empresas mostrarem seus diferenciais. Esta necessidade e as atitudes individuais de cada fabricante, aliada aos projetos desenvolvidos dentro do APL Polo Moveleiro para qualificação, resultaram em um design inovador. A Mercomóveis criou um evento paralelo, o Salão Design, com a inscrição de projetos inovadores e com viabilidade produtiva, pois a maioria se tornou sucesso de vendas para as empresas que os desenvolveram. Que posição ganha no Brasil a Mercomóveis com previsão de 200 expositores, 25 mil visitantes e R$ 200 milhões em negócios? Lazaron Júnior – Vamos continuar no caminho de reforçar nosso Polo Moveleiro, a importância que ele tem no plano nacional e o incontestável crescimento de nossas empresas. O cenário econômico internacional pode beneficiar ou prejudicar a realização da Mercomóveis 2012? Lazaron Júnior – Como sempre, vamos focar no mercado internacional e temos empresas com boa participação neste segmento. Não acredito que possa prejudicar, pois temos um consistente mercado interno e em crescimento para as empresas locais. E no âmbito internacional, ainda temos bastante para crescer. Ao contrário dos asiáticos que estão explorando toda a sua capacidade exportadora, temos aqui muito ainda a oferecer com soluções diferenciadas e qualidade superior. A Mercomóveis receberá missões comerciais do Brasil e do exterior para incrementar as exportações e as vendas internas? Lazaron Júnior – Sim. As comissões estão trabalhando nisto.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt