sábado, 20 de abril de 2024
19/03/2012 00:00

FedEx e Beraca transportando para o mundo Tecnologia Sustentável 100% Brasileira


Há quem diga que não existe fórmula para o sucesso mas, coincidência ou não, a Beraca é mais um bom exemplo de dois irmãos que se uniram para suceder o negócio da família e foram extremamente bem sucedidos. Assim como aconteceu com os Phillips e os Johnson, Marco Antonio e Ulisses Sabará transformaram seu sonho em uma grande corporação. O foco no desenvolvimento sustentável fez com que a trajetória de 55 anos do grupo colecionasse momentos de grande êxito e desafios superados. Exportando matérias primas 100% brasileiras, como óleos e sementes, para mais de 40 países, a Beraca percebeu que para continuar com seu forte ritmo de crescimento na Europa precisaria melhorar o tempo de trânsito de seus embarques. De acordo com Filipe Sabará, diretor de Negócios da Beraca, os principais produtos de exportação da empresa são ligados à Indústria de Higiene, Cosmético e Cuidados Pessoais, clientes conhecidos por serem bastante exigentes no que diz respeito aos prazos. “Precisávamos de um bom transit time por conta das características de negócios de nossos distribuidores, que não costumam manter estoques por longos períodos e precisam atender à suas demandas em um prazo bem curto de tempo”, diz o executivo. FedEx e Beraca. Caminhos que se cruzam Atenta à demanda do mercado e ciente de que exportações e importações são fundamentais para a economia Alemã, que é o segundo país no ranking de comércio exterior da Organização Mundial do Comércio, a FedEx criou no início de 2011 uma solução diferenciada para carga aérea acima de 68 quilos entre Brasil e Alemanha, aumentando a oferta de espaço e oferecendo um custo beneficio muito atrativo. Este serviço diferenciado, disponível nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre era exatamente o que a Beraca precisava para melhorar ainda a conexão com seus clientes e parceiros alemães que têm cadeia de suprimentos Just in time. O tempo de trânsito em media de 4 a 6 dias mais rápido do que a média do mercado foi essencial para a escolha da solução FedEx Brasil Alemanha, que ainda levou em consideração o benefício de ter os envios realizados porta a porta e com garantia de devolução do frete em caso de atraso, o que nenhum agente de carga pôde oferecer. Reavaliando seus fornecedores usuais de logística, a Beraca optou por utilizar a solução da FedEx, com quem já trabalhava há 10 anos. A experiência foi tão positiva que pouco depois deste primeiro embarque a Beraca já realizava um segundo carregamento de matérias primas para um cliente da indústria cosmética. “Atualmente utilizamos a Solução FedEx para carga aérea Brasil-Alemanha, cuja qualidade e tempo de trânsito é muito superior ao que nos era oferecido até então pelos agentes de carga a um custo similar” comenta, Alice Pelizari, Gerente de Comex da Beraca. “Com o apoio logístico que temos hoje podemos vislumbrar aumentar ainda mais nossa participação no mercado europeu de uma forma rápida e confiável. Nossa perspectiva é de aumentar muito em breve o volume no transporte internacional para este país,” finaliza. O faturamento da empresa em 2009/2010 foi de aproximadamente U$ 60 milhões e as expectativas de crescimento para o segundo semestre de 2011 giram em torno de 10%. Ao apoiar as exportações da Beraca a Fedex também ajudou a divulgar tecnologia 100% nacional, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável. “Todos os produtos e serviços desenvolvidos levaram em consideração o tripé do desenvolvimento sustentável, analisando os ganhos e impactos econômicos, e as questões sociais e ambientais” lembra Sabará da Beraca. Exportando uma média de 200 mt/ano a Beraca prevê ainda mais crescimento, mas esperamos aumentar esse volume para 50% rapidamente, do total do faturamento”, diz Pelizari, da Beraca. “Soluções logísticas como esta nos ajudarão a chegar lá mais rápido”. Sobre a Beraca Considerada hoje uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no Brasil, possui o compromisso com o sucesso dos clientes e a paixão por soluções inovadoras como elementos chave que caracterizam seus pesquisadores e profissionais altamente qualificados. Water technologies: Este segmento oferece ao mercado, soluções integradas para o tratamento de águas industriais e saneamento básico, desde seu tratamento à desinfecção de águas. Health and Personal Care: Neste segmento a Beraca fornece ingredientes ativos naturais e orgânicos – compostos extraídos da Amazônia e de outros biomas do Brasil. Animal Nutrition and Health: Este segmento dispõe de uma linha completa de produtos e especialidades para indústria de nutrição animal, além de produtos para os segmentos fármaco-veterinário e pet care. Seus produtos são desenvolvidos a partir de extratos naturais. Food Ingredients: Um segmento que oferece especialidades, ingredientes e aditivos para uso na indústria de alimentos e bebidas, de acordo com a necessidade de seus clientes. Sobre a FedEx Express América Latina e Caribe A FedEx Express América Latina e Caribe (FedEx Express LAC) atende mais de 50 países e territórios e emprega mais de 8.000 pessoas empenhadas na satisfação total do cliente. FedEx Express LAC vem atuando como pilar de crescimento para a região e mantém seu compromisso por meio do Programa de Afiliados FedEx PyMEx, a primeira iniciativa para colaborar como parceiros com os pequenos e médios exportadores, oferecendo formas inovadoras de acesso ao mercado global. Sobre a FedEx Corp. A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 41 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt