18/05/2012 00:00
AmstedMaxion leva profissionais aos Estados Unidos
Profissionais da AmstedMaxion, da MRS e o vencedor do Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviaria - Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos – da VALE, estiveram, de 5 a 12 de maio, nos Estados Unidos para conhecer as instalações da Amsted Rail e também participar da Conferência de Interação Roda Trilho.
Durante uma semana, o grupo – formado por 11 profissionais - conheceu as instalações e processos de produção das fábricas de rolamentos e de sistema de choque e tração da Amsted Rail, respectivamente localizadas em Richmond, Virginia, e Camp Hill, Pensylvania.
Também fez parte da programação, de 8 a 10 de maio, a participação no evento WRI (Wheel Rail Interaction) em Chicago, Illinois. Em sua 18ª edição, o evento discutiu e apresentou os princípios de interação roda e trilho, além de análise aprofundada dos aspectos da roda e sua performance.
Guilherme dos Santos, da VALE, conquistou o IX Prêmio AmstedMaxion de Tecnologia Ferroviária com o trabalho Desenvolvimento de Vagão GDU para 37,5 t/eixo, e recebeu como prêmio a viagem aos EUA. Para Guilherme, a viagem superou suas expectativas. “Esperava conhecer as fábricas, mas não imaginava que fôssemos participar da Conferência de Interação Roda Trilho, que foi um grande evento, onde pude trocar informações e conhecer trabalhos importantes do setor”, comenta. Segundo ele, a viagem foi uma grande experiência profissional. “Conhecer as fábricas de rolamentos e de sistema de choque e tração ampliou meus conhecimentos”, observa.
Também participaram da viagem: Paulo Mauricio, Roger Nascimento, Nayane Sales, Rodrigo Cordeiro, Fabiano Garcez Lourieri, Celso Antunes e Paulo Morishita – da AmstedMaxion, Julio Cesar Costa e Silva, Beatriz Vianna e Felipe Ciriaco – da MRS.
A AmstedMaxion – Líder no segmento de equipamentos ferroviários no Brasil, é uma joint-venture (50%/50%) entre a Iochpe-Maxion S.A. e a Amsted Industries. A AmstedMaxion é referência latino-americana no desenvolvimento e fabricação de vagões de carga, rodas de aço fundido e componentes ferroviários, também presta serviços de reparação, adaptação e modernização de vagões e seus componentes, através da linha AMais.
Em sua fundição são produzidas peças de aço para aplicação em máquinas e equipamentos de construção civil, mineração, siderurgia e ferroviária. Com duas unidades no interior de São Paulo, a empresa alcança uma capacidade anual de 40 mil de toneladas de peças fundidas de aço, 92 mil rodas ferroviárias e 10 mil vagões de carga.