quinta, 18 de abril de 2024
01/06/2012 00:00

Negócios, boas práticas, tendências e comportamento são os grandes temas da Expogestão 2012


A Expogestão, um dos maiores encontros empresariais do Brasil, comemora sua décima edição já consolidada como evento estratégico para que líderes empresariais, públicos e gestores em geral fortaleçam relacionamentos e troquem experiências bem sucedidas. O Congresso, realizado de 13 a 15 de junho, mais uma vez sinaliza tendências e une o pensamento à prática da gestão empresarial. Neste ano, palestrantes nacionais e internacionais trazem reflexões sobre comportamento, inovação e negócios, gestão de pessoas, cultura organizacional, filosofia corporativa, vida e carreira, o segredo das empresas de sucesso, criatividade, boas práticas de gestão e governança, cenários e tendências no mundo e no Brasil, além de futuro e gestão da marca. A expectativa da organização é de que mais de mil pessoas participem de cada sessão de palestra do congresso principal, e com o benefício da transferência de titularidade na credencial, a expectativa é de que mais de 2.600 pessoas participem nos três dias de congresso. Para ampliar a participação das equipes, continua em vigor o benefício da transferência de titularidade na credencial. A Expogestão será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). Congresso traz exemplos de sucesso A abertura do Congresso, em 13 de junho, fica por conta do fundador dos Doutores da Alegria, ator e empreendedor social Wellington Nogueira. A partir do tema Comportamento, Nogueira abordará Trabalho e propósito de vida – do bem-estar ao sucesso profissional. No dia 14 quem inicia as atividades do Congresso é o fundador e presidente da Buscapé Company, Romero Rodrigues, com a palestra Novos mercados, comportamentos e maneiras de fazer negócios, que aborda o caso da Buscapé, considerada referência no Brasil em comércio digital. Em seguida, Carlos Fadigas, presidente da Braskem trata de gestão de pessoas com a palestra Cultura e filosofia corporativa gerando resultados. O presidente apresentará um dos ativos da Braskem: os conhecimentos aplicados pelo seu fundador desde a década de 70 que explora como a companhia pensa e faz negócios até hoje. No mesmo dia, Vicente Assis, o country manager da McKinsey Brasil e líder de Prática de Operações da América Latina fala sobre Cenários e tendências da América Latina e mundo com Jaana Remes, membro sênior do McKinsey Global Institute (MGI) – USA. Para fechar, Marcos Samaha, presidente da Walmart Brasil, se apresenta na palestra O segredo das empresas de sucesso. No último dia do Congresso, o neurocientista, editor e autor das obras “Proust Was a Neuroscientist (2007)”, How We Decide (2010) e “Imagine: How Creativity Works”, Jonah Lehrer aborda a criatividade na palestra Como decidimos e como criamos. Pela primeira vez no Brasil, Jonah é considerado pelo The New York Times "um prodígio na decodificação dos desafios da mente, com confiança e elegância". Seu último livro, Imagine: How Creativity Works (Imagine: Como a Criatividade Funciona) foi lançado em março, nos Estados Unidos e já é um dos mais celebrados títulos deste ano. Na sequência, Sidney Ito, sócio-líder em Governança Corporativa e Gestão de Riscos da KPMG Brasil e América do Sul, Guilherme Weege, diretor-presidente do Grupo Malwee e o Conselheiro Empresarial e especialista em Governança Corporativa, Alberto Whitaker participam do painel As Boas Práticas de Gestão e Governança, com moderação de David Cohen, editor-chefe da revista Época Negócios. Em seguida, o médico, cirurgião plástico e professor Ivo Pitanguy palestra sobre A excelência como marca de vida. Chamado de "lenda viva" pelo jornal francês Le Figaro, Pitanguy é reverenciado pela mídia internacional como referência de cirurgia plástica no Brasil e no mundo. E para encerrar o evento em alto estilo, estará também pela primeira vez em uma palestra no Brasil o diretor de Marketing para mercados emergentes da Nike USA, Arturo Nuñez, que abordará um dos desafios mais inquietantes para organizações de todos os portes na atualidade: O Futuro do Branding. Feira conta com participação da elite da inovação brasileira Além do Congresso, um dos destaques é a Feira de Produtos, Serviços e Soluções Empresariais que este ano abrirá um dia a mais: de 11 a 15 de junho. A entrada é gratuita mediante cadastro. A feira Expogestão também irá compor em um espaço diferenciado os expositores da XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, realizada de 11 a 13 e promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que reúne as grandes empresas do Brasil nesse segmento. Com isso, além dos 10 mil visitantes previstos, devem circular mais mil congressistas da elite da inovação brasileira que participarão da conferência. No local, cerca de 100 organizações apresentarão produtos e serviços relacionados à gestão e soluções empresariais. E como um dos objetivos do evento é gerar conhecimento, também no espaço da feira, os workshops gratuitos serão mantidos devido à grande procura, devendo ser realizados 40 neste ano, entre os dias 12 e 15. Programação do Congresso 13 DE JUNHO 18h – WELLINGTON NOGUEIRA, fundador do Doutores da Alegria, ator e empreendedor social. Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova York, trabalhou em algumas das melhores companhias de teatro, cinema e circo dos Estados Unidos e encontrou sua vocação quando integrou a Big Apple Circus Clown Care Unit. De volta ao Brasil, fundou o Doutores da Alegria, entidade da qual é coordenador geral. Ao longo de 21 anos, o Doutores se tornou referência para iniciativas voltadas a trazer alegria para crianças hospitalizadas e já realizou mais de 800 mil visitas, além de ter articulado redes de palhaços. Onde reside a alegria? E como ela impacta o viver a vida? Wellington irá explorar como ressignificar a relação do ser humano com o trabalho, partindo do alinhamento com seu propósito de vida. Tema: Comportamento Palestra: Trabalho e propósito de vida – do bem-estar ao sucesso profissional 14 DE JUNHO 8h30 – ROMERO RODRIGUES, fundador e presidente da Buscapé Company Em 1998, Romero co-fundou o Buscapé. Segundo site de comparação de preços lançado no mundo, o Buscapé é líder na América Latina, com 15 milhões de visitantes únicos por mês, 11 milhões de produtos e 53 mil fornecedores. Com 910 colaboradores, atua em 20 países da região e, além de possibilitar a comparação de produtos e preços, oferece serviços de compras coletivas, plataformas de pagamentos, inteligência de mercado, redes de afiliados e publicidade, classificados grátis e ferramentas de marketing comportamental. O Buscapé Company realizou 11 aquisições e recebeu quatro rodadas de investimentos externos, tendo entre seus sócios Itaú Unibanco, Merrill Lynch BofA e Great Hill Partners. Tema: Comportamento,inovação e negócios Palestra: Novos mercados, comportamentos e maneiras de fazer negócios 10h30 – CARLOS FADIGAS, presidente da Braskem Eleito presidente da Braskem em 2010, Carlos Fadigas foi diretor-presidente da Braskem America, responsável por Finanças e Relações com Investidores da Braskem e CFO na Construtora Norberto Odebrecht. Criada em 2002, a Braskem era uma empresa regional até 2010, quando adquiriu a Sunoco Chemicals, criando a Braskem Americas. Em 2011 comprou quatro unidades da Dow, o que a alçou a maior fabricante de polipropileno em território americano e a quinta maior petroquímica do mundo. Dentre os projetos, estão duas novas unidades de produção de plástico verde e aportes no Complexo Petroquímico do Rio. Respaldando esse crescimento vertiginoso está a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Formulada por Norberto Odebrecht, há mais de 60 anos, tem por base fundamentos éticos, morais e conceituais e por centrada a educação e o trabalho. Carlos Fadigas é Administrador de Empresas pela UNIFACS e tem MBA do Institute for Management Development - IMD, na Suíça. Tema: Gestão de Pessoas Palestra: Cultura e filosofia corporativa gerando resultados 14h – Cenários e tendências da América Latina e mundo, com Vicente Assis, country manager da McKinsey no Brasil e líder de Prática de Operações da América Latina e Jaana Remes, membro sênior do McKinsey Global Institute (MGI) – USA. Empresa líder em consultoria estratégica, a McKinsey se atualiza constantemente por meio de estudos de tendências e cenários que subsidiem seus clientes. Para respaldar as análises e decisões, a empresa criou em 1990 o Instituto Global McKinsey (McKinsey Global Institute - MGI), seu braço de pesquisas econômicas e de negócios. A missão do MGI é fornecer fatos e inspirações, combinando as ferramentas analíticas da economia e os insights dos líderes de negócios. Os relatórios produzidos são integralmente financiados pelos sócios da McKinsey e já cobriram mais de 20 países e 30 indústrias, revelando diferentes facetas de um mundo para o qual nossas empresas têm de se preparar continuamente. Para ajudar a desvendar os cenários e tendências do Brasil e do mundo, a Expogestão traz Vicente Assis, executivo da McKinsey há 15 anos e hoje diretor. 16h30 – MARCOS SAMAHA, presidente da Walmart Brasil Liderando mais de 500 lojas, nove bandeiras, 81.500 funcionários e faturamento de R$ 23,4 bilhões em 2011, Samaha, foi um dos grandes responsáveis pela implementação e pelo cumprimento da estratégia e das metas da empresa. Dentre outros exemplos, atua para cumprir metas enquadradas nos pilares Clima e Energia, que inclui a redução do consumo de energia e água e das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE); Resíduos, com vistas à diminuição da geração; e Produtos mais Sustentáveis, que envolve a produção e a oferta de itens com diferenciais de sustentabilidade. Essas diretrizes e a estratégia de crescimento orgânico da rede motivaram um investimento de R$ 1,2 bilhão, no último ano. Formado em Psicologia e com Mestrado em Administração pela USP, cursou o Programa Avançado de Administração do INSEAD. Palestra: Os segredos das empresas de sucesso 15 DE JUNHO 8h – JONAH LEHRER, neurocientista, editor e autor Como nos inspiramos para ter ideias inovadoras? Onde buscar inspiração? É para responder a essas e outras perguntas que a Expogestão traz ao Brasil Jonah Lehrer. Capaz de traduzir temas complexos e técnicos da neurociência em explicações claras sobre o comportamento humano, Lehrer é considerado pelo The New York Times como "um prodígio na decodificação dos desafios da mente, com confiança e elegância". É autor de três best-sellers (Proust Was a Neuroscientist (2007)”, How We Decide (2010) e “Imagine: How Creativity Works”). O último deles, Imagine: How Creativity Works (Imagine: Como a Criatividade Funciona) foi lançado em março, nos Estados Unidos e já é um dos mais celebrados títulos deste ano. Aplaudido por vários dos autores mais referenciais do mundo, como Dan Ariely, para quem Lehrer "nos torna muito mais sábios"; Malcolm Gladwell não é menos efusivo, ao declarar que "o novo livro de Jonah Lehrer confirma o que seus fãs sempre souberam - que ele sabe mais sobre ciência que muitos cientistas e mais sobre escrita do que muitos escritores". Formado em neurosciência pela Universidade Columbia, com mestrado em literatura e filosofia do século XX em Oxford, escreveu para revistas de ciências e comportamento e para jornais como The Washington Post e The Wall Street Journal. Tema: Criatividade Palestra: Como decidimos e como criamos 10h – PAINEL: As boas práticas de gestão e governança, com Sidney Ito (sócio-líder em Governança Corporativa e Gestão de Riscos da KPMG Brasil e América do Sul), Guilherme Weege (diretor-presidente do Grupo Malwee) e Alberto Emmanuel Whitaker (Conselheiro empresarial e especialista em Governança Corporativa SIDNEY ITO Com 28 anos de atuação em projetos de governança corporativa, Sidney é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, possui experiência em sucessão familiar, implantação ou alteração em conselhos de administração, conselhos fiscais, comitês de auditoria; processo de avaliação do conselho de administração e comitê de auditoria; comunicação entre o conselho e o CEO; gestão e aspectos de ética e conduta. Além de ser responsável por diversos projetos da KPMG no Brasil, na América Latina e no mundo, Ito é diretor-executivo e palestrante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Palestrante convidado também do MBA de Governança Corporativa da FIPECAFI-USP, do CRA-SP, da IIA-AUDIBRA, do IBMEC e da IBRACON. É ainda membro de diversas organizações dedicadas à prospecção e ao desenvolvimento das práticas de governança corporativa no Brasil GUILHERME WEEGE Formado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), seguiu cursos de formação complementar em algumas das melhores escolas de negócios do mundo, como INSEAD, Wharton, University of Califórnia e Harvard, onde também participou de um curso específico sobre governança corporativa. Agraciado por quatro vezes com o Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, entre 2008 e 2011, foi analista de Equity Research do Grupo Santander. É Diretor Presidente da Malwee, uma das maiores e mais representativas empresas do setor têxtil do Brasil. É Conselheiro de diversas instituições e empresas, como a Fundação Educar para Crescer (capitaneada pelo Grupo Abril), a Malwee (onde lidera o processo de governança corporativa, iniciado em 2005) e é Presidente do Conselho da Dobrevê Energia. Guilherme acumula experiências práticas na condução e liderança de empresas e sua participação no painel trará o ponto de vista de um executivo, líder no processo da governança ALBERTO WHITAKER Um dos mais experientes e renomados conselheiros empresariais do país. Diplomado em Direito e em Administração, seguiu cursos de extensão focados em governança corporativa, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); na Universidade de Chicago; no International Institute for Management Development (IMD); na National Association of Corporate Directors; e no Global Corporate Governance Forum (IFC). Por quase 30 anos foi diretor-executivo de instituições financeiras de destaque e por outros 15 atuou como diretor-geral das subsidiárias brasileiras do grupo belga SCR SIBELCO, transferindo-se posteriormente para a Presidência do Conselho. Em 2006 passou a integrar a Diretoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Conselho da Fundação Bienal de São Paulo. Em 2008 foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC; o Conselho Fiscal/Comitê de Auditoria da TIM Participações; e o Conselho de Administração do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Já em 2009 foi indicado para o Conselho Fiscal de Lojas Marisa e, em 2010, para o Conselho Fiscal da Fundição Tupy e o Conselho Consultivo da COPPEAD. DAVID COHEN (Mediação), editor-chefe da revista Época Negócios Cohen iniciou sua carreira no jornalismo na TV Manchete, como redator e editor de notícias internacionais. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Exame, Playboy e Época, até se tornar diretor da Época Negócios, em 2011. David acumula um repertório admirável de matérias, fontes e conhecimentos relacionados ao ambiente corporativo que serão de grande contribuição para o painel As Boas Práticas de Gestão e Governança da Expogestão 2012. 14h – IVO PINTAGUY, professor, médico, cirurgião plástico, referência em cirurgia plástica no mundo. Iniciou sua formação cirúrgica no Brasil, mas foi no exterior que desenvolveu técnicas inovadoras e metodologias que despertam a atenção de todo o mundo. Para ele, a cirurgia plástica deve promover a paz interior e a harmonia com o universo. Criou o Serviço de Queimados do Hospital do Pronto Socorro e o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa. É orientador do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e criador do Instituto Ivo Pitanguy, entidade sem fins lucrativos fundada em 1970, que também atua junto à população de baixa renda. Criou a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão e a American Trauma Society. É patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Conselho Editorial das principais publicações da área e da Academia Brasileira de Letras. Tema: Excelência Palestra: A excelência como marca de vida 16h – ARTURO NUÑEZ, diretor de Marketing para mercados emergentes da Nike USA. Estrela dos festivais de propaganda, a Nike tem um enorme desafio: manter uma trilha de sucesso e alargá-la no futuro. À frente dessa empreitada, Arturo Nuñez é diretor de marketing para a região que tem sido considerada a tábua de salvação da economia global: os mercados emergentes. Nuñez sabe que ao definir o futuro do branding da Nike estará influenciando o branding de marcas em todo o mundo. Para isso, vale-se de dois trunfos. O primeiro é sua experiência em empresas como NBA, Diageo (leia-se Louis Vuitton, Moët Hennessy), Colgate e Pepsi. O segundo é sua história de vida. Filho de venezuelano e cubana, fluente em três línguas, Nuñez nasceu no Harlem*, estudou na Flórida, trabalhou em vários países e nas horas livres é DJ e radialista. Essa bagagem será fundamental para que a Nike aproveite as oportunidades no Brasil abertas pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Patrocinadora da seleção brasileira há uma década, o país é crucial na estratégia global da empresa. Como fará isso é o que veremos sob medida para a Expogestão 2012. Tema: Gestão de Marcas Palestra: O Futuro do Branding



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt