29/08/2012 00:00
Cabotagem impulsiona a distribuição de eletroeletrônicos com Olimpíadas
Segurança, agilidade logística, redução nos custos e na emissão de poluentes, pontualidade e aumento na competitividade. Esses são os principais atributos que contribuem para que o setor de eletroeletrônicos no Brasil potencialize sua distribuição ao utilizar a cabotagem para o transporte de cargas.
Com isso, especificamente este ano houve alta de 13% no embarque de eletroeletrônicos no período de janeiro a junho de 2012, quando comparado ao mesmo período de 2011. Na comparação entre junho de 2011 e junho de 2012, o crescimento foi de 30%, números registrados na operação da Mercosul Line, armador brasileiro especializado no transporte de cargas em contêineres que atua há 15anos no mercado.
O Presidente/CEO da Mercosul Line, Roberto Rodrigues, atribui esse aquecimento aos Jogos Olímpicos de Londres e ao amadurecimento do setor de transportes em relação à cabotagem. “Mais segurança, menos avarias e redução nos custos de transporte tem transformado a cabotagem em uma opção rentável no transporte de eletroeletrônicos”, explica Rodrigues.
Tendo como parâmetro as Olimpíadas de 2012, a expectativa é de um considerável aumento no embarque de eletroeletrônicos nos próximos anos por conta dos dois grandes eventos esportivos que acontecerão no País: a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
“As pessoas querem ver todos os detalhes dos seus esportes preferidos bem de perto, com uma boa qualidade de imagem, com uma excelente definição. Algumas modalidades esportivas em especial causam grande comoção nas pessoas e isso pode levar ao aumento na venda de televisores e aparelhos de som, o que, consequentemente, vai fazer subir o movimento de embarque”, explica Roberto Rodrigues.
O modal aquaviário é uma alternativa rentável para compor a cadeia de suprimentos no setor de eletroeletrônicos e possui a vantagem da economia: o valor por quilômetro rodado custa até 50% menos quando comparado ao transporte rodoviário, para distâncias acima de 1000 km.
A redução nos custos também acontece em relação à manutenção, quando comparado ao transporte rodoviário, já que na cabotagem esses custos são bem menores, tendo em vista as atuais condições das estradas brasileiras. Além disso, a integridade da carga no destino final reduz significativamente a avaria dos produtos.
“Quando um televisor, por exemplo, chega ao destino final com um pequeno amassado na caixa que embala o aparelho, a recusa no recebimento é praticamente certa. Com o embarque no navio, isso não acontece, a integridade da carga é um diferencial do modal”, comenta Roberto.
Como os terminais intermodais estão estrategicamente posicionados, é possível ligar o porto de Santos aos principais portos do Brasil. Atualmente, a Mercosul Line atua nos seguintes portos: Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Itapoá (SC), Manaus (AM), Paranaguá (PR), Pecém (CE), Rio Grande (RS), Santos (SP), Suape (PE), além de Montevidéo e Buenos Aires.
Para mais informações sobre a atuação da Mercosul Line na cabotagem e perspectivas de negócios, a fonte é o Presidente/CEO da Mercosul Line, Roberto Rodrigues.
Para agendar entrevistas basta entrar em contato. Também estamos a disposição para recebê-lo(a) em um dos nossos escritórios, em São Paulo ou em Santos e até mesmo no Porto de Santos, para conhecer nossa operação nos navios.
Sobre a Mercosul Line
A Mercosul Line é um armador brasileiro especializado no transporte de cargas em contêineres. Há 15 anos atua na cabotagem e na navegação comercial e, desde fevereiro de 2006, tornou-se parte do grupo dinamarquês A. P. Moller - Maersk.
A empresa oferece soluções integradas e customizadas de logística com a utilização de terminais intermodais estrategicamente localizados. Sua infraestrutura torna disponíveis serviços de transporte de carga porta a porta e integra os modais rodoviário e aquaviário, gerenciamento de transporte e gestão do fluxo de informações.