terça, 16 de abril de 2024
03/09/2012 00:00

CAP, ACIM E PORTO BUSCAM PÁTIO DE TRIAGEM MAIOR


Espaço atual já é insuficiente para a movimentação de cargas e o Conselho estuda soluções para um novo modelo de triagem O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Imbituba (SC) está buscando alternativas para uma nova instalação do pátio de triagem. O objetivo é melhorar o atendimento aos caminhões que transportam as cargas movimentadas no Porto e a segurança do trânsito. Atualmente a triagem é feita no estacionamento de um posto de combustíveis desativado, o antigo Posto Magé, com condições que não são as ideais para manobra, estacionamento e espera na principal via de acesso. Além do CAP e da própria Administração do Porto, o assunto vem sendo debatido também pelo Núcleo Setorial ACIM - Porto, da Associação Empresarial de Imbituba, e que tem como coordenador Lito Guimarães, também conselheiro do CAP. Em suas reuniões mais recentes o Núcleo mobilizou a Prefeitura Municipal, Polícia Militar e proprietários dos postos de combustíveis, para ouvir propostas e fornecer subsídios à Companhia Docas de Imbituba para solucionar os graves problemas da central de triagem atual. Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, reforça que a situação é urgente. "Estamos estudando as melhores possibilidades. Em breve teremos a duplicação da via de acesso ao Porto para atender a previsão de aumento do número de contêineres, sendo que hoje a avenida e o pátio já estão insuficientes com o número de caminhões trafegando. Há a possibilidade de utilizar o terreno da ZPE (Zona de Processamento e Exportação), vamos fazer um pedido, até que um espaço, preferencialmente na BR-101, seja destinado exclusivamente para a triagem, com toda a infraestrutura necessária para os caminhoneiros e suas famílias", afirma. VISITAS DE ESTUDO Por proposição do Presidente do CAP, Gilberto Barreto, serão visitadas instalações semelhantes em outros portos, na busca de modelos que tenham estrutura jurídica já consolidada, de modo a evitar questionamentos futuros na habilitação de empreendimentos que venham a prestar o serviço de estacionamento para triagem de veículos no acesso ao porto. Os pátios de triagem de Santos (SP) e de Paranaguá (PR), por serem os maiores, melhor estruturados e mais próximos serão visitados ainda no mês de setembro. O objetivo da visita é a investigação dos níveis de sucesso e de dificuldades desses centros de triagem, de modo que o CAP e a Administração do Porto possam construir uma solução e discuti-la com os setores econômicos envolvidos, além da Prefeitura e da Polícia Militar. O engenheiro Gilberto Barreto costuma afirmar que "o caminhão é o navio na estrada e sua tripulação, muitas vezes até a família do caminhoneiro que o acompanha, merecem e precisam ser tão bem atendidos quanto o navio, seu comandante e tripulantes", destaca. "Parece-me que a provocação feita pelo núcleo ACIM-Porto surtiu efeito e tudo indica poderemos encaminhar soluções provisórias mais imediatas e modelar a solução definitiva ainda neste ano, pois portos com as movimentações anunciadas para Imbituba não podem prescindir de uma central de triagem e de apoio ao caminhoneiro, organizando o fluxo de veículos ao porto e evitando os conflitos com o tráfego urbano", conclui. Uma opção como a que existe no porto de Paranaguá foi considerada interessante para o modelo de Imbituba. No Paraná o pátio possui capacidade de estacionamento de 1400 caminhões, sendo que o Complexo de Silos de Granéis Sólidos pode absorver até 2800 caminhões por dia. Do pátio até os terminais, as cargas chegam aos navios por correias transportadoras e ship-loaders (esteiras). Os serviços oferecidos vão desde mecânico, cantina e banheiro público, até cabeleireiro e massagista.



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