04/09/2012 00:00
SEP FINALIZA RECUPERAÇÃO DOS MOLHES NO PORTO DE IMBITUBA
Os molhes estão reforçados para proteger os cais das ondas mar, proporcionando águas tranquilas
A Administração do Porto de Imbituba (SC) recebeu a comissão da Secretaria de Portos (SEP) para a cerimônia do Termo de Entrega dos serviços de recuperação do molhe de abrigo do porto. Os serviços foram realizados pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro e o projeto feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
O molhe teve 480 metros recapeados com tetrápodes para aumentar a segurança da estrutura, utilizando 296 mil toneladas de rochas. O investimento foi de R$ 36 milhões. Os recursos da obra foram fornecidos pelo Governo Federal através do DNIT, na época responsável pelo projeto, hoje repassado à SEP.
A comissão, coordenada por Fábio Lavor Teixeira, Coordenador-Geral de Estudos e Projetos do Departamento de Infraestrutura Portuária da SEP, veio para encerrar os trabalhos que iniciaram em junho de 2007. "A função principal da obra é garantir segurança e estrutura do molhe as próprias operações do porto", afirma Fábio.
Para Jeziel Pamato, Administrador do Porto de Imbituba, a visita representa a conclusão de um longo e importante trabalho. "Os molhes de abrigo são uma característica peculiar do Porto de Imbituba e devido à ação do tempo e da natureza precisaram ser recuperados. Com muita dedicação, apoio do Governo e o trabalho do Exército, o porto está estruturalmente seguro para o crescimento", afirma.
Também estiveram presentes na reunião, Luiz Ricardo Konarski, assessor técnico da SEP e Antônio Paulo dos Santos Pinto, vice-diretor do INPH. Entre os representantes do Exército Brasileiro estiveram os Coronéis Osmar de Lima Araújo e Hamilton Teixeira Camilo, Capitão Frederico Leite, Tenentes Marcos Souza e Leonardo Francisco Campagnaro e Sargento Rodrigo Branco.
Sobre os molhes
Os molhes de abrigo do Porto de Imbituba, com 845m de comprimento, foram construídos entre 1970 e 1982 para proteger o canal de aproximação e a bacia de evolução do Porto, contra a propagação das ondas oceânicas, proporcionando águas tranquilas para a operação dos navios. Porém, com o tempo foram se desgastando, havendo a necessidade de sua recuperação em 2007.