sexta, 19 de abril de 2024
17/10/2012 00:00

Evento em Salvador discute vantagens e perspectivas da cabotagem no Brasil


O aumento da produção industrial, a expansão do mercado consumidor e a consolidação do contêiner no transporte de carga são elementos que fazem do Nordeste, hoje, uma região de destaque no desenvolvimento da navegação de cabotagem no Brasil. Para discutir as vantagens, desafios e perspectivas do modal, o Tecon Salvador – operado pelo grupo Wilson Sons – vai promover na próxima quinta-feira (18) o seminário “Vantagens da Cabotagem” na capital baiana. O evento é uma iniciativa inédita na região e deve reunir cerca de 150 pessoas ligadas ao segmento. A programação de palestras e debates, que serão abertas ao público, inclui representantes do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), Monsanto, Log-In Logística e Intermodal, Aliança, Maestra Navegação, Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, entre outros convidados. Para João Guilherme Araujo, diretor de desenvolvimento de negócios do Instituto ILOS e um dos palestrantes do seminário, o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste vem permitindo um melhor balanceamento dos fluxos no transporte. “O Nordeste é uma peça-chave para a expansão da cabotagem já que concentra diversas forças positivas, como o crescimento econômico, e liga importantes polos de produção e consumo no país”, afirma Araujo. Segundo a pesquisa “Retrato da Navegação de Cabotagem no Brasil”, desenvolvida pelo ILOS, a cabotagem de carga geral vem crescendo, em média, 15% nos últimos oito anos – um crescimento acima do PIB brasileiro. Apesar disso, a cabotagem representa ainda apenas 9,6% da matriz brasileira de transporte, enquanto na China essa fatia sobe para 48%. “Verificamos que o transporte de cargas com maior valor agregado, como cosméticos, farmacêuticos, eletroeletrônicos, além do setor de alimentos e bebidas, são os que mais devem crescer na cabotagem nos próximos anos. E o Nordeste reúne, ao mesmo tempo, os produtores e consumidores destes bens”, destaca Araujo. No terminal de contêineres de Salvador, a cabotagem foi responsável por 35% de toda a movimentação registrada em 2011. Com a conclusão das obras de expansão neste segundo semestre, o volume deve crescer ainda mais. “O novo cais nos permitirá desafogar o fluxo de atracações, diminuindo a tradicional disputa por espaço entre navios de longo e pequeno curso”, afirma Demir Lourenço Jr, diretor do Tecon Salvador. O seminário “Vantagens da Cabotagem” será realizado entre às 14h e 17h, no Hotel Matiz, em Salvador. Interessados devem se inscrever, ou obter mais informações, pelo e-mail marketing@teconsalvador.com.br.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt