26/10/2012 00:00
Obras de automação dos gates do TECONDI no Porto de Santos e do Grupo Libra (Rio de Janeiro e Santos) já começaram
As obras para instalação dos equipamentos de automatização dos 22 gates do TECONDI, em Santos (SP), através do sistema de OCR (Optical Character Recognition), já estão a pleno vapor. Onze dos 20 pórticos de reconhecimento de caminhões já foram erguidos e tem ainda mais dois para trens que passarão a ser monitorados em tempo real sem intervenção humana. A HTS Brasil foi a empresa escolhida pelo TECONDI, no Porto de Santos, e os equipamentos já vieram de Israel. Todos os gates deverão estar concluídos até o fim do ano.
O Grupo Libra, através da Unidade de Negócios Libra Terminais, também fechou acordo com a HTS e está implementando um programa de automação e aumento da eficiência operacional dos seus terminais portuários. A empresa decidiu adotar a solução de OCR (Optical Character Recognition) da israelense HTS em todos os gates de acesso de carga e carretas nas unidades nos portos de Santos e Rio de Janeiro. As obras começaram esta semana.
O sistema da HTS reconhece a placa do caminhão, o número do contêiner e, em seguida, transmite a informação. De acordo com Paulo Vaz, gerente de tecnologia da informação do TECONDI, o sistema monitora o tráfego com imagens e é capaz de detectar, por exemplo, um contêiner avariado e apontar a necessidade de inspeção.
A identificação no novo sistema é feita durante a entrada do caminhão, em movimento, com base em um conjunto de sensores. A iluminação é operada automaticamente e várias fotos são tiradas por diferentes câmeras.
O TECONDI que hoje tem um market share de 17% da movimentação de contêineres no porto de Santos e tem planos de expansão com a aquisição pelo grupo Ecorodovias. Com a solução HTS, o TECONDI passará a ter o mesmo nível de operação nos gates dos maiores portos mundiais.
Alguns dos portos automatizados com tecnologia semelhante são: ECT (European Combined Terminals) em Rotterdam (desde 1993), CTA (Container Terminal Altenwerder) em Hamburgo (desde 2001), Patrick Autostrad Terminal em Brisbane (desde 2005), APMT em Virginia (desde 2007), DPWorld Anterwerp Gateway em Antuérpia (desde 2007), Euromax Terminal Maasvlakte em Rotterdam (desde 2008), e Tobishima Container Terminal no Japão (desde 2008).
Já o Grupo Libra é um dos maiores players brasileiros em operação portuária e logística de comércio exterior e primeiro operador privado de contêineres no país. Trata-se de um diversificado conglomerado empresarial com quase 70 anos de experiência e dividido em quatro unidades de negócios – Libra Terminais, Libra Logística, Libra Aeroportos e Libra Participações.
Saiba mais sobre a HTS
A HTS Hi-Tech Solutions é reconhecida mundialmente como líder em OCR (Optical Character Recognition) e em tecnologia para reconhecimento de caracteres em contêineres, placa de veículos e radares de alta e baixa velocidade. Fundada em 1992, a empresa tem a base em Israel, e conta com escritórios nos Estados Unidos e na Europa. Todos os produtos HTS são desenvolvidos internamente e se baseiam em tecnologia própria e avançados softwares de processamento de imagens. Com mais de 1000 sistemas implantados em 40 países, HTS fornece soluções para logística e segurança, além de contar com portais capazes de fazer varredura de radiação para inspecionar o conteúdo de contêineres. No Brasil, está presente desde o começo do ano com foco em monitoramento de rodovias e portos. Informações e contatos pelo telefone (13) 3278 1000 ou (11) 3251 1602.