terça, 16 de abril de 2024
19/03/2013 00:00

Sessão Solene na Assembleia Legislativa comemora 55 anos do CREA-SC


Mais de 300 convidados prestigiaram na última quinta-feira (14.03) a solenidade de comemoração aos 55 anos do CREA-SC, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, proposta pelo Deputado Reno Caramori. A homenagem teve início às 19 horas com a presença de ex-presidentes, conselheiros, diretoria, assessores, inspetores, diretores regionais, gerentes, deputados, presidentes de CREAs e de entidades de classe, colaboradores e profissionais do sistema. Fundado em 1958, o CREA-SC completa 55 anos no dia 17 de março, numa trajetória que projeta esta instituição no cenário nacional como uma das mais representativas do Sul do país. Durante a sessão foram homenageados os ex-presidentes do Conselho, entre eles o fundador e 1º presidente do CREA-SC, Eng. Civil Celso Ramos Filho - veja ao final da notícia as conquistas de cada gestão, e lançada a 4ª Edição do Catálogo Empresarial do CREA-SC.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier homenageou também um dos fundadores, Eng. Renato Genovez, e entregou placas ao funcionário mais antigo em atividade, Adilson Amândio Vieira, que começou a trabalhar no Conselho em 17.03.1975; ao profissional com registro mais antigo, Eng. Civil João Maria de Oliveira; à entidade de classe com mais tempo de fundação, ACE- Associação Catarinense de Engenheiros, fundada em 24 de maio de 1934; à instituição de ensino com maior representação no Conselho, Univali - Universidade do Vale do Itajaí; e à empresa com registro mais antigo no CREA, Construtora Stein Ltda, desde 15.01.1959.

Entre as autoridades presentes no evento estavam o presidente do Deinfra, Eng. Civil Paulo Roberto Meller, representando o governador do estado; Rui Gonçalves, Secretário de Ciência e Tecnologia de Florianópolis, Deputados José Milton Schaeffer, que conduziu a sessão e Reno Caramori; Prefeito de Chapecó, José Caramori, Prefeita de São José, Adeliana Dal Pont e o Prefeito de Gravatal e inspetor do CREA em Tubarão, Eng. Agrim. Leonardo Nessi. Lideranças do sistema também participaram da comemoração como o Vice-Presidente do Confea, Eng. Mec. Júlio Fialkoski, o Diretor Financeiro da Mútua, Téc. em Edific. Lino Gilberto da Silva; o Presidente da CredCrea - Cooperativa de Crédito dos Profissionais do CREA, Eng. Civil Gelásio Gomes; 1º Vice-Pres. do CREA-RS, Paulo Deni Farias; Diretor do CREA-PR, Antônio Carlos Dequech e o Superintendente do CREA-SP, Geólogo Nivaldo Bosio.

O Deputado José Caramori destacou a atuação do conselho na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, bem como o comprometimento com o progresso e o desenvolvimento de projetos de interesse social. “Ressalto a responsabilidade e a importância do trabalho desenvolvido pela instituição em benefício da sociedade catarinense”, disse.

Em seu pronunciamento, o presidente Carlos Alberto Xavier explanou as conquistas das gestões anteriores. “Em todas as administrações o CREA-SC experimentou avanços significativos, seja sob qual ângulo que façamos esta análise. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar os ex-presidentes e suas diretorias que ajudaram a escrever a história do nosso Conselho”, disse.

 

“Quando assumi a presidência do CREA-SC tive plena certeza que estaria à frente do maior conselho profissional do estado, representando mais de 49 mil profissionais da área tecnológica. E é por esse motivo que meu compromisso maior é com a engenharia e com essa categoria profissional”, assinalou.

“Apesar da importância da regulamentação e da fiscalização do exercício profissional e dos inúmeros benefícios que ela traz às nossas profissões e à sociedade, temos consciência daquilo que a comunidade espera de nós. Por isto precisamos profissionalizar e planejar ainda mais nossas ações, implantado melhorias de gestão. Estamos conscientes e preparados para estes novos tempos”.

Atualmente no segundo ano de gestão, o Eng. Kita consolidou projetos relevantes referentes à transformação do CREA-SC em uma instituição de excelência no estado e no país. Implantou o Programa ISO 9000 e o Projeto de Sustentabilidade, priorizando à valorização dos profissionais e dos colaboradores. A expansão do Programa de Educação Continuada (PEC) e o do CREAJr, o estreitamento com as empresas da área tecnológica e com as instituições de ensino, a informatização dos processos nas câmaras especializadas são algumas das metas para 2013.



Gestões que superaram desafios

 

Eng. Civil Celso Ramos Filho – 21.03.1958 a 08.10.1973 – Fundação, implantação e expansão do CREA em Santa Catarina, desmembrando-o do Conselho da 8ª Região – CREA-RS.

Eng. Mec. e Met. Carlos Calliari – 09.10.1973 a 31.12.1978 - Construção da sede em 1978, com o apoio dos CREAs do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Eng. Civ. Paulo Kabral Wendhausen – 01.01.79 à 31.12.81 (in memoriam) – Implantação de políticas de valorização profissional, quando o estado batia recorde em número de novos cursos de engenharia.

Eng. Eletric. Edison Macedo – 01.01.82 à 31.12.87- Valorização da comunicação e de publicações técnicas, levando ao conhecimento da população a atuação do Conselho em todo o Estado.

Eng. Agr. Oly Joaquim de Carvalho – 01.01.88 à 10.05.90 (in memoriam) - Modernização das atividades e a busca por maior solidez.

Eng. Civ. Wilson Lang – 11.06.90 à 31.12.96 – Fortalecimento das entidades de classe e implantação de programas de Educação Continuada.

Eng. Eletric. Luiz Roberto Glavam – 01.01.97 à 31.12.99 – Aperfeiçoamento do processo eleitoral com a realização de uma eleição totalmente informatizada, exemplo para todo o País.

Eng. Civ. Celso Francisco Ramos Fonseca – 01.01.2000 a 08.01.2003 e 02.04.2004 a 31.12.2005 - Aumento do número de fiscais e inspetorias, implantação do CreaNet e Ouvidoria, criação da Mútua/Caixa de Assistência dos Profissionais.

Eng. Civ. Rogério Novaes – 09.01.2003 a 01.04.2004 - Resgate da história e da memória do Conselho, bem como das entidades de classe, foram ações importantes.

Eng. Agr. Raul Zucatto – 01.01.2006 à 31.12.2011 - Implantação do Planejamento Estratégico; ART 100% Eletrônica e frota própria de veículos da fiscalização; criação do Programa CREAjr-SC.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt