A Intermodal South America 2013 - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior chegou ao fim nesta quinta-feira (4/4) com um balanço promissor. Mesmo que a MP 595, o novo marco do setor portuário, divida opiniões, o cenário é de investimentos e ampliação das fronteiras de negócios. Positivas, também, são as perspectivas de crescimento dos modais ferroviário e aeroportuário, fundamentais para uma maior inserção do Brasil no mercado internacional.
A 19ª edição do evento reuniu, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, mais de 600 empresas representando 26 países, dentro de uma área 23% maior em relação ao ano passado, e atraiu, durante três dias, 48.500 visitantes, em grande parte embarcadores de carga.
A característica da Intermodal South America é a de reunir os principais atores dos segmentos de logística, transporte de cargas e comércio exterior para concretizar ou iniciar novos negócios. Além disso, a feira sempre é um divisor de águas nos debates que estão na agenda política do País. Vimos isso com a MP 595, que foi o tema de grandes e produtivas discussões nas conferências, ressaltou o gerente da Intermodal, Michael Fine.
Neste último dia de feira um dos destaques foi a presença do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que participou da abertura da 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha e percorreu o pavilhão de exposição, visitando estandes. Ele aproveitou a presença dos principais empresários e autoridades portuárias para falar de temas como a criação da Hidrobras, que vai ser responsável pelos portos pluviais, hidrovias e eclusas, e esclarecer dúvidas sobre a MP 595.
Todo o investimento que será feito pelo governo brasileiro no sistema de infraestrutura do País terá uma conexão com a realidade internacional. Precisamos, por exemplo, aumentar a capacidade dos portos para acelerar a velocidade da movimentação da nossa carga, tornando-nos mais competitivos. A nova medida provisória permitirá. É uma ferramenta que vai auxiliar na padronização dos procedimentos, desburocratizando os processos, afirmou o ministro.
Aproximação - A 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha abordou temas como O transporte e a logística diante da nova política da infraestrutura brasileira, O sucesso na implantação de estruturas de logística e redes de valor agregado no Brasil e Tendências e estratégias na logística. Atualmente, a Alemanha importa por ano o equivalente a 11 bilhões de euros do Brasil, principalmente minérios, produtos alimentícios e metais. Este mercado pode ser ainda maior.
Stephan Schröder, diretor da Logistics Alliance Germany, empresa criada pelo governo alemão para aperfeiçoar a logística no País, acredita que isso é possível. Importamos, por ano, um quarto dos produtos da indústria alimentícia consumidos anualmente. Isso é um grande mercado para o Brasil. Por conta disso, estamos aqui na Intermodal para estreitar os laços entre os dois países, afirmou.
Schröder deixou ainda um recado para o governo brasileiro: Na Alemanha, a logística é o setor com o terceiro maior faturamento anual do país, com 223 bilhões de dólares, atrás apenas dos segmentos automotivo e de construção de máquinas. Da mesma forma que somos o hub da Europa, gostaríamos que o Brasil se tornasse o hub da América Latina. Mas, para isso, precisa definir a sua plataforma logística.
O gerente de Planejamento de Demanda e Logística da Bosch na América Latina, Frank Baur, também está otimista: Temos perspectivas muitos positivas para o Brasil e América Latina. Nós, da indústria, queremos cooperar ainda mais com as cadeias produtivas do comércio exterior auxiliando, principalmente, na busca por soluções logísticas que liguem os portos ao interior do País.
O diretor da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Hélio França, aproveitou a presença de empresários brasileiros e alemães para ressaltar o papel do órgão criado no ano passado. Somos responsáveis pelas ações coordenadas que garantam a execução dos projetos previstos pelos órgãos do setor público e empresas da iniciativa privada, ampliando os investimentos. Serão aplicados R$187,2 bilhões em infraestrutura nos próximos anos, disse.
Na conferência, o gerente geral de Serviços de Logística de Exploração e Produção da Petrobras, Ronaldo Rios, expôs o cenário da exploração do pré-sal: Na década de 80 a maioria do petróleo era extraído em terra. Hoje, mais de 80% vem do mar. Até 2016 serão investidos 70 bilhões de dólares, valor que chega a 93 bilhões de dólares incluídos os investimentos dos parceiros da Petrobras. Com isso, haverá 40% de aumento do transporte de carga, principalmente por conta da migração das atividades para costa sul, na Bacia de Santos.
Repercussão - Por mais um ano, a feira consagrou-se como a principal vitrine de lançamentos e debates acerca da conjuntura nacional. Membro do Conselho Executivo da Lufthansa Cargo, Andreas Otto, é um dos que atesta isso: A Intermodal é um evento para o setor de logística que acaba englobando a economia como um todo. Fiquei impressionado; é maior do que imaginava e ficou claro que é um termômetro do crescimento econômico do Brasil.
A analista da Câmara Brasil-China, Ana Maria Baccarin, também sai satisfeita da feira: Há, ainda, muitas dúvidas em relação ao comércio com a China. Na Intermodal encontramos toda a cadeia ligada ao comércio exterior e tivemos a oportunidade de esclarecer que é viável negociar com as empresas chinesas.
Para o diretor de Negócios da American Airlines Cargo, Eduardo Martim, a Intermodal é o ponto de referência para as principais reuniões de negócios internacionais. A produtividade é enorme, porque encontramos os principais atores do mercado na feira, afirmou.
A vice-presidente da AER (Associação das Empresas Usuárias de RECOF e Linha Azul) Iliana Padula Barone Coli, vê na feira uma oportunidade para apresentar a associação. Temos um perfil técnico e o nosso objetivo é de dotar as empresas com as melhores informações em termos de legislação operacional. Na Intermodal encontramos toda a cadeia reunida e avançamos muito nos contatos e aproximação com as empresas.
O vice-presidente de Vendas e Serviços da Terex Port Solutions, Giuseppe Di Lisa, destacou: Para a Terex participar da Intermodal foi a oportunidade de interagir e o que mais impressionou foi a qualidade dos contatos. Esta feira vai render bons negócios para a nossa empresa.
Em visita à feira, Ruy Duarte, gerente logístico da Stemcor, uma das maiores empresas distribuidoras de produtos siderúrgicos, disse: Atuo há anos no setor logístico e sei que aqui encontro o que há de novo no setor. Outra visitante, Paola Bueno, analista da ITL (International Trade Logistics), destacou que estar na Intermodal é uma forma de mapear o setor, as inovações que estão chegando. Eu, por exemplo, encontrei novas alternativas em resolução para armazéns, transportadoras, concluiu.
20 anos de Intermodal - A Intermodal, em 2014, acontecerá entre os dias 1 e 3 abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A edição será especial, pois comemora o vigésimo aniversário do evento, o segundo maior do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior.