quinta, 18 de abril de 2024
10/04/2013 00:00

Participação inédita: SC expõe aviões em feira nos Estados Unidos


Reconhecida pela diversidade de seu parque industrial, Santa Catarina iniciou ontem (9) a participação inédita, inclusive com exposição de produtos, numa feira empresarial do setor aeronáutico. Dois aviões produzidos em Palhoça, na Grande Florianópolis, pela Wega Aircraft estão expostos na Sun'n Fun 2013, a segunda maior feira do setor no mundo e a mais expressiva em volume de negócios e que será realizada até o próximo domingo em Lakeland, na Flórida (EUA). Nesta quarta-feira, dia 10, o evento receberá a visita de comitiva catarinense, liderada por Glauco José Côrte, presidente do Sistema FIESC, que apoia o surgimento e o fortalecimento de mais um segmento industrial no Estado.

Os aviões catarinenses expostos na feira, e que foram voando numa viagem de mais de 7,5 mil quilômetros, são do modelo Wega 180, um monomotor com capacidade para dois lugares, asa baixa. Focada na produção de aviões de porte maior, também participa da feira americana a Novaer Craft, indústria do setor que será instalada em Lages e programa o início da produção para os próximos meses.

A presença catarinense no evento é resultado da articulação de diversas organizações públicas e privadas, incluindo a FIESC e o governo do Estado, por meio da SC Parcerias. "A ideia é criar um polo aeronáutico em Santa Catarina. Já fizemos contato com o presidente da APEX-Brasil, conversamos sobre isso, temos boas possibilidades", afirma Côrte. A partir das articulações do Sistema FIESC, a Apex-Brasil e a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) apoiaram a aquisição do estande e estudam outras formas de cooperação na iniciativa. "A participação na Sun'n Fun é importante, pois comprova a capacidade que temos de produzir bens de alta tecnologia. É o caso do Wega 180. Certamente atrás dessa iniciativa teremos outras muito importantes na área de inovação e de tecnologias que melhorem a competitividade da indústria de Santa Catarina", afirma Glauco José Côrte.

Outra iniciativa do Sistema FIESC para apoiar a indústria de aviação no Estado é a capacitação profissional. É o caso dos cursos técnicos de mecânica de aviação do SENAI, oferecidos em São José e Palhoça. A FIESC também criou o Comitê de Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica, que é coordenado pelo conselheiro da entidade César Olsen, um entusiasta do setor. "Santa Catarina é o berço do segundo polo aeronáutico da América Latina", afirma Olsen.



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt