quinta, 18 de abril de 2024
13/06/2013 00:00

Volume de vendas e receita do comércio crescem no país, mas caem em Santa Catarina no mês de abril


O comércio varejista registrou, em abril, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, uma variação positiva de 0,5% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal, em comparação com o mês anterior. Os resultados expressam um crescimento no volume de vendas e o 10º mês consecutivo com elevação da receita. Na comparação com abril de 2012, em termos de volume, o varejo apresentou variação positiva de 1,6%; na receita nominal, houve avanço de 10,4%. No acumulado dos 12 meses, o volume de vendas cresceu 6,4% e a receita nominal cresceu 11,9%.

Das 10 atividades que compõem a pesquisa, sete tiveram variação positiva no volume de vendas com ajuste sazonal. Em ordem de grandeza das taxas, os resultados foram os seguintes: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,4%); Livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%); Combustíveis e lubrificantes (3,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%); Material de construção (1,2%); Móveis e eletrodomésticos (0,7%); Veículos e motos, partes e peças (0,4%). As três atividades com desempenho negativo foram: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%).

No varejo ampliado – que inclui os setores de veículos e motos e o de materiais de construção – o volume de vendas cresceu 1,9%, bem como a receita nominal, isso na comparação entre abril e março (com ajuste sazonal). Comparando abril deste ano com o mesmo mês do ano anterior, a variação foi de 9,1% para o volume de vendas e de 14,1% para a receita nominal. O acumulado em 2013 apresentou 5,1% no crescimento do volume de vendas e 9,5% para a receita nominal. Por fim, no acumulado de 12 meses, o volume de vendas variou 7,7% e a receita nominal 10%.

Em Santa Catarina, o volume de vendas caiu em abril, na comparação com março, 0,57% e apresentou também queda na receita nominal de 0,63%, no mesmo quadro de referência. No acumulado de 12 meses, o volume de vendas subiu 3,94% e a receita nominal 10,38%. Na comparação com abril de 2012, o volume de vendas caiu 3,4% e a receita nominal subiu 6,22%.

Como se pode perceber, a desaceleração das vendas em Santa Catarina acarretou até mesmo em queda do volume de vendas em abril. No acumulado de 12 meses, a variação do volume de vendas é de apenas 3,94%, muito inferior ao resultado do mês anterior (4,78%) e menor ainda do que o do mesmo mês do ano anterior (8,11%).

O comércio no Estado continua crescendo, mas com taxas cada vez menores. Fatores como a inflação, que diminui o poder de compra das famílias, o menor saldo de contratação de novos trabalhadores em função dos custos elevados e o alto endividamento familiar estão no cerne da questão. Para o segundo semestre, a tendência é de uma leve recuperação das vendas, principalmente em função de um provável maior controle da inflação, o que deve fazer o ano fechar em Santa Catarina com um resultado um pouco melhor do que o dos meses iniciais do ano.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt