sábado, 20 de abril de 2024
26/06/2013 00:00

Definidos os vencedores do Prêmio Transat Jacques Vabre de Jornalismo Impresso


Definidos os dois estudantes de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que participam de intercâmbio cultural de um mês na cidade francesa de Le Havre, durante a realização da etapa francesa da Regata Transat Jaques Vabre. Os nomes dos dois acadêmicos vencedores do “Premio Transat Jacques Vabre de Jornalismo Impresso” serão divulgados às 19 horas desta quinta-feira, na sala 201 do Bloco C2 do Campus Itajaí.


Os vencedores receberão passagens de ida e volta – partindo de Itajaí com destino à cidade francesa de Le Havre (inclusos os traslados e passagens terrestres de Itajaí a Florianópolis e Paris a Le Havre e os respectivos retornos, partindo de Itajaí em outubro de 2013 e retornando em novembro –, seguros viagem, hospedagens na França, curso intensivo de francês na Nelle Escola de Idiomas, da Univali, e ajuda de custo no valor de mil euros o primeiro colocado e de quinhentos euros o segundo.


O concurso é uma promoção do Comitê Central Organizador da Aventura Pelos Mares do Mundo – evento que será realizado em Itajaí de 16 de novembro a 1º de dezembro de 2013 e engloba a Regata Transatlântica Jacques Vabre, em parceria com a Associação Transat Jacques Vabre, na França.


“O objetivo foi o estímulo à produção de matérias no meio acadêmico abordando a fusão das culturas catarinense e francesa, tendo como foco a história do Iça-Mirim, um índio Carijó que foi levado da costa catarinense por navegadores franceses no ano de 1504 e que posteriormente tornou-se um grande navegador na França. O fato, inclusive, é citado por muitos pesquisadores, como o mito fundador das relações entre Brasil e França”, explica o presidente do Comitê em Itajaí, Amílcar Gazaniga.


Além dos dois estudantes contemplados, Gazaniga informa que o veículo de comunicação que der maior apoio à divulgação do concurso também será contemplado com uma viagem para acompanhar a largada da regata, em Le Havre, no início de novembro. “São ações que tendem a engrandecer nosso evento, divulgar o nome de Itajaí no planeta e proporcionar grandes eventos à nossa comunidade”, acrescenta o coordenador do Comitê em Itajaí.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt