sábado, 20 de abril de 2024
27/06/2013 00:00

Embaixada do Brasil no Japão presta homenagem ao governador Raimundo Colombo


A abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense foi celebrada com uma recepção em homenagem ao governador Raimundo Colombo na Residência Oficial da Embaixada do Brasil no Japão. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 27, às 20h30min no horário de Tóquio (8h30min no horário de Brasília), reunindo representantes do Governo do Estado e empresários catarinenses e japoneses. Confira fotos no site do governo de SC.


O embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Galvão, destacou a dedicação e o envolvimento nas negociações do governador Raimundo Colombo, que esteve três vezes no Japão nos últimos dois anos tratando pessoalmente dos detalhes do histórico acordo comercial. “Estamos celebrando essa vitória de Santa Catarina e do Brasil. Mas a abertura do mercado é só o começo, agora é preciso trabalhar a produção e a exportação. Desejo todo êxito para Santa Catarina ocupar esse novo mercado”, discursou o embaixador.


O governador Raimundo Colombo destacou a importância da embaixada e sua equipe nessa conquista catarinense e lembrou do caráter inédito da parceria. Historicamente, os japoneses só importavam carne suína quando todo o país de origem possuía o status de área livre de aftosa, mas foi aberta uma exceção para a suinocultura catarinense diante da qualidade do trabalho sanitário realizado – Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e o governo catarinense mantém uma barreira sanitária em cada fronteira do Estado (são 67 em operação atualmente). “Todo esse grande esforço vai ter reflexo também na ponta da cadeia, com mais emprego e melhor renda. Agora o momento é de reconhecer e agradecer a participação de todos os envolvidos nesse processo que exigiu muito trabalho”, ressaltou Colombo.


Nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 9h no horário do Japão (21h de quinta-feira, dia 27, no horário de Brasília), terá início, em Tóquio, o seminário “A carne suína de Santa Catarina e do Brasil no Japão”, quando será assinado o contrato para exportações da carne suína catarinense para o Japão, o maior importador mundial do produto. Nesta primeira etapa, oito plantas de cinco empresas catarinenses foram autorizadas a vender cortes de carne suína para os japoneses. A expectativa é de que a nova parceria comercial represente um ganho significativo em preço e em volume. Hoje, Santa Catarina já é líder nacional em produção de carne suína – com produção média de 800 mil toneladas por ano, sendo que destas cerca de 200 mil toneladas vão para o mercado internacional atualmente.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt