quinta, 18 de abril de 2024
27/06/2013 00:00

Obra no Rio Itajaí-Açu vai permitir entrada de navios maiores


A chegada de navios de maiores dimensões à costa brasileira obriga o Complexo Portuário do rio Itajaí-Açu a agir para não ver sua principal fonte de renda perdida para a concorrência. Navios de 366 metros estarão circulando em breve na costa brasileira. Atualmente, o Complexo Portuário é o 2º maior movimentador de cargascontêi10nerizadas do Brasil, com capacidade pare receber navios de 306 metros de comprimento e até 48 metros de boca. Para acompanhar essa mudança no mercado da navegação de grande porte, o Porto de Itajaí, em parceria com a Portonave e APM Terminals, contratou a empresa holandesa Arcadis para estudar uma solução para o problema.


Para definição do local foi contratada a empresa Arcadis, especializada em estudos náuticos e desenvolvimento de portos, realizou diversas pesquisas de navegação no local, e indicou o trecho do rio localizado em frente ao bairro São Pedro, conhecido como Pontal, como sendo a única alternativa viável para a realização da manobra de giro de navios de grande porte.


O que será feito no rio Itajaí


A obra terá investimento inicial de R$ 122 milhões e prevê a construção de uma nova bacia de evolução, atingido área do bairro São Pedro, em Navegantes. O projeto prevê ainda a contenção das margens, com recursos do Governo de Santa Catarina. A Autoridade Portuária tem pressa na execução do projeto porque os recursos retornarão ao órgão financiador caso as obras não sejam iniciadas até o final de 2013.


Além disso, existirá o alargamento e adequação do canal de navegação, em Navegantes, removendo parte do atual e posteriormente alinhando-o, e assim, permitirá a entrada de navios com 366 metros de comprimento e até 52 metros de boca. A obra tem previsão de investimento de R$ 180 milhões.

 

Para esta etapa da obra o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), garantiu importantes avanços para os portos catarinenses junto à Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e com o ministro interino da Secretaria dos Portos, Mario de Lima Junior. “Se o projeto não for concretizado, os portos Itajaí e Navegantes se desatualizam e perdem vigor. Com esses investimentos, viabilizados pelo Governo Federal, conseguimos completar o montante necessário para modernizar e aumentar muito a capacidade de operação dos portos da região, pondera o governador.    




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