quinta, 18 de abril de 2024
02/07/2013 00:00

11º Congresso Estadual de Profissionais reúne mais de 260 participantes na capital


Mais de 260 profissionais e lideranças da área tecnológica estiveram nesta quinta-feira, 27.06, prestigiando a abertura do 11º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-SC, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O evento se estendeu durante todo o dia 28.06 com a aprovação de propostas e com a eleição dos delegados para a etapa nacional.


Com o tema Marco legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional, o CEP é promovido pelo Conselho em parceria com o CONFEA, Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC, Entidades de Classe e Instituições de Ensino.


Durante o encontro foram aprovadas as 20 das 80 propostas de Santa Catarina que deverão ser encaminhadas ao 8º CNP - Congresso Nacional dos Profissionais do Sistema Confea/Crea/ Mútua. Também foram eleitos os 16 delegados titulares que irão representar os profissionais catarinenses no evento nacional, sendo 8 com mandato no Crea e 8 sem mandato, além de 8 suplentes.


O 8º CNP será realizado em duas etapas. A primeira, em Gramado, no Rio Grande do Sul, de 12 a 14 de setembro, durante a septuagésima Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.


A segunda etapa, de 11 a 13 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal. Serão cerca de 390 delegados estaduais que irão representar mais de um milhão de profissionais de todo o Brasil.


Abertura 


O Senador Luiz da Silveira palestrou na e abertura abordando as principais demandas e gargalos de Santa Catadrina e do Brasil e como a proposta de descentralização implantada no Estado durante sua gestão serve de modelo para outros estados do país.


Também integraram a mesa de autoridades a Dep. Ângela Albino, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o presidente do Deinfra, Paulo Meller, o Dep. Edinho Bez, os presidentes do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier e do CREA-RS Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani, o Vice-Presidente do Confea, Eng. Mecânico Júlio Fialkoski, o Diretor da Mútua Nacional, Téc. Industrial Lino Gilberto da Silva e o 1º Vice –Presidente do CREA-SC e Coordenador do 11º CEP, Eng. Agr. Felipe Penter.


O Coordenador do 11º CEP, Eng. Agr. Felipe Penter destacou as mudanças no sistema conquistadas por meio de propostas oriundas de profissionais de Santa Catarina nos últimos Congressos, entre elas, a elaboração do Código de Ética Profissional. “Este congresso representa o mecanismo que nos conduzirá às nossas metas. Precisamos acreditar na sua efetividade, com a confiança de que a mudança é possível, sobretudo por meio da participação e do debate democrático sobre as normas que regulamentam nossas profissões”, ressaltou em seu pronunciamento.


“O Brasil atravessa um momento histórico em sua organização política, social e econômica, com o povo nas ruas reivindicando melhorias para o país e mudanças estruturais na qualidade dos serviços públicos. Acredito que não há momento mais oportuno para estarmos reunidos neste 11º Congresso Estadual de Profissionais com um único objetivo: reivindicar mudanças na legislação que regulamenta a fiscalização e o exercício das profissões da área tecnológica”, assinalou o presidente Kita.


“Tenho a convicção de que todos esperam deste 11º Congresso decisões que possam alavancar a aplicação de uma nova abordagem à legislação de nosso sistema profissional, tornando-o forte e preparado para os desafios das nossas profissões no futuro”, disse.


O presidente da CredCrea, Eng. Civil Gelásio Gomes, também esteve presente no evento. "Estamos aproximando a cooperativa das diversas lideranças profissionais que, por sua vez, reiteraram seu interesse em contar com a presença da CredCrea em suas cidades ou regiões. Isso demonstra a valorização da cooperativa e a importância do resultado do cooperativismo, enquanto instituição financeira", comentou.


Macroencontros Preparatórios  


Durante os meses de maio e junho foram realizados oito macroencontros preparatórios ao CEP nas regiões de Mafra, Chapecó, Videira, Lages, Joinville, Itajaí, Florianópolis e Criciúma, onde profissionais de todo o estado sugeriram mais de 80 propostas de alteração na Lei 5194/66 que estão sendo sistematizadas pela comissão organizadora e estarão em análise e votação durante o evento. Destas, 20 serão aprovadas e encaminhadas ao 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), entre 9 e 14 de setembro.


Aproximadamente 550 profissionais participaram dos encontros preparatórios, onde foram eleitos 96 delegados sem mandato no Crea e mais 46 inspetores. As sugestões foram balizadas nos seguintes eixos temáticos: Formação e Exercício Profissional; Organização do Sistema; Integração Profissional e Social; e Inserção Internacional.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt