sábado, 20 de abril de 2024
05/07/2013 00:00

APM Terminals Itajaí adota casa de recomeço para ex-dependentes químicos


A experiência de conhecer o submundo das drogas, chegar ao fundo do poço e perder tudo o que tinha acaba de fazer surgir em Itajaí a Associação Beneficente Social Recomeçar, uma casa de retorno ao convívio social para ex-dependentes químicos. Para manter o projeto, os responsáveis contam com o apoio da APM Terminals, empresa responsável pela operação de contêineres no Porto de Itajaí.  

 

O diretor da casa, pastor Gilberto Hard, explica que o objetivo é promover a ressocialização de pessoas que deixaram de ser dependentes químicos, mas perderam os vínculos familiares e sociais. O próprio pastor teve a experiência de perder tudo o que tinha após se tornar um alcoólatra. “Quando o ex-dependente químico volta para casa, a família fica feliz, mas há uma desconfiança, pois será difícil confiar em alguém que os feriu”, diz.  Hard ficou nove meses em uma casa de recuperação, mas quando retornou ao convívio social sofreu a rejeição dos familiares. Por relacionar o uso de drogas com pobreza e marginalização, uma parte da sociedade vê no ex-dependente químico um marginal, impossibilitando assim uma nova chance.

 

A associação foi escolhida pela APM Terminals Itajaí, através do Comitê de Responsabilidade Social da empresa. “O apoio do terminal foi primordial para que a associação passasse a receber os ex-dependentes químicos. Só depois da parceria, conseguimos firmar o contrato de locação do imóvel”, destaca o diretor. A APM Terminals vem cada vez mais estruturando e desenvolvendo suas ações de responsabilidade social pois acredita que uma participação ativa em atender necessidades da comunidade representa resultados positivos à todos.

 

A Casa de Retorno vai servir de residência temporária para que essas pessoas possam conseguir um emprego, trabalhar e retornar a sociedade. Com quatro quartos, o local terá capacidade para abrir 12 pessoas em tempo integral. No local, vão receber alimentação, assistência social, psicológica e espiritual.





Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt