sábado, 20 de abril de 2024
26/08/2013 00:00

Pátio virtual de contêineres entra em funcionamento em Manaus


Entra em operação nesta terça-feira (27) o sistema de pátios virtuais no Terminal Portuário do Grupo Chibatão. O projeto amplia em 20% o uso racional dos pátios de armazenagem de contêineres de 1,5 milhão de m², além de aumento de 30% na produtividade da movimentação das cargas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que passa a contar com um moderno sistema que permite a localização exata dos insumos e exportações por quadra, lote, fila e coluna.


Na prática, o programa possibilita que antes mesmo que sejam iniciadas as operações de carga ou descarga de carretas e navios atracados no píer, os administradores do sistema saibam o local de destino ou origem dos produtos.


“As atividades de fiscalização dos órgãos públicos também ganham em agilidade e quem se beneficia é cliente do porto e a economia do Estado, que em seu principal terminal fluvial passa a operar com mais celeridade e eficiência”, ressaltou o gestor do terminal, Jhony Fidelis. Cerca de 80% de todas as cargas que chegam ou saem de Manaus via navios de longo curso (exterior) ou cabotagem (que navegam pelo litoral brasileiro) passam pelo Porto Chibatão.

        

Nos últimos dois meses, supervisores, conferentes e coordenadores de pátios foram treinados pela empresa para operar o novo sistema.

        

A implantação dos pátios virtuais faz parte do programa de modernização tecnológica, renovação administrativa e da infraestrutura do Grupo Chibatão que inclui desde a aquisição de novos veículos e equipamentos até a entrada em operação do scanner de contêineres, sistema ótico de fiscalização e seis novos guindastes modelo RTG.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt