quarta, 17 de abril de 2024
07/10/2013 00:00

Volvo Ocean Race - Organizadores reafirmam que Itajaí será a única parada da América Latina e divulgam novidades para a próxima edição


O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini cumpriu na tarde deste domingo (06) seu primeiro compromisso na França, ao participar de um encontro com o chefe de operações da Volvo Ocean Race (VOR), Tom Touber, em Paris. O encontro serviu para reafirmar o compromisso dos organizadores em realizar uma das paradas da maior regata em vela de volta ao mundo.


Entre as novidades apresentadas pela organização do evento está a ampliação das atrações na Vila Regata, que na próxima edição prevista para (2014/2015) contará com simuladores das condições vivenciadas pelos competidores em alto mar, novos cinemas 3D, além de uma área reservada para a visitação dos barcos que participam da VOR.


“Itajaí foi um dos portos que mais surpreendeu a organização e os competidores, além de ser a vencedora do prêmio de destaque em sustentabilidade, e isso demonstra nossa alegria em voltar a essa magnífica cidade”, comenta Touber.


Segundo o executivo, o diferencial da próxima edição estará nas embarcações, que já estão sendo fabricadas e serão mais resistentes e com menor custo. Os novos barcos serão menos velozes, mas por sua vez, poderão navegar mais de 70 mil milhas náuticas (o equivalente a duas voltas ao redor do mundo), sem apresentar problemas estruturais. A previsão é que sete equipes participem da próxima edição.


Para o prefeito Jandir Bellini, a escolha pela cidade confirma a vocação dos esportes náuticos e coloca em destaque não somente a região da AMFRI, mas o Estado de Santa Catarina como grande destino do turismo internacional. “Itajaí vive um grande momento de sua história e as Regatas Volvo Ocean Race, Jacques Vabre e Velas Latino Américas, colocam o nome de Itajaí no circuito mundial”, comemora.


A próxima edição da VOR terá como largada novamente a cidade de Alicante na Espanha, passando por um país do continente africano a definir, Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí, Newport Beach (EUA), Lisboa (Portugal) Lorient (França) e finalmente Gotemburgo (Suécia). Única stopover na América Latina, a cidade de Itajaí deve receber o evento no mês de abril de 2015, sendo uma das paradas com maior tempo de duração, já que o trecho da travessia dos oceanos Pacífico e Atlântico é a mais longa perna do percurso.


O evento tem apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Santur.


VIAGEM À FRANÇA


Na terça-feira (08), Jandir Bellini participa da Conferência de Imprensa e apresentação oficial das equipes que participam da Regata Transat Jacques Vabre. A competição larga da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro com destino à Itajaí. A chegada dos velejadores à Itajaí será a principal atração da “Aventura pelos Mares do Mundo” que ocorre de 16 de novembro a 1º de dezembro. A Conferência de Imprensa será em Paris, às 10h30 (5h30 horário do Brasil) onde são aguardadas mais de 400 pessoas entre jornalistas, competidores, apoiadores e organização.
 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt