sábado, 20 de abril de 2024
09/10/2013 00:00

ALF PORTO DE ITAJAÍ - 50ª REUNIÃO DOS INTERVENIENTES DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE ITAJAÍ


A Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Itajaí/SC, em conjunto com o Serviço de Vigilância Agropecuária em Itajaí e Navegantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Posto Portuário e Aeroportuário do Vale do Itajaí da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Gerência de Comércio Exterior do Banco do Brasil (BB), comunicam a realização da 50ª Reunião dos intervenientes do Complexo Portuário do Vale do Itajaí.


A reunião de Intervenientes surgiu com o objetivo de fortalecer as relações entre os agentes do comércio exterior no complexo, e como um Fórum permanente de discussão de procedimentos, normas, idéias e melhorias possíveis no complexo portuário. Atualmente é reconhecida como fundamental para a solução possível dos problemas do Complexo Portuário, engrandecida pela participação ativa dos Recintos Alfandegados e REDEX, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina, do Sindicato dos Armadores de Santa Catarina, das Associações Comerciais de Itajaí e Navegantes, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Importadores e Exportadores e seus representantes.


Destaca-se também a presença constante de órgãos federais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e da Marinha Mercante, entre outros convidados e presentes eventuais.


A primeira reunião de Intervenientes foi realizada no dia  22 de abril de 2009, no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. Desde então, nos meses de fevereiro a dezembro, invariavelmente na terceira quarta-feira do mês, é realizada a reunião dos intervenientes. A idéia inicial era de que as reuniões fossem realizadas em todos os recintos alfandegados da região, visando levar todos a conhecerem os vários recintos do complexo. Entretanto, devido ao crescimento do evento e a necessidade de espaço, e do oferecimento da Superintendência do Porto de Itajaí, foi ajustado que a sede da reunião de intervenientes será o Auditório do Porto de Itajaí e, obedecendo a uma agenda estabelecida no mês de dezembro de cada ano, as reuniões mensais sejam realizadas, em meses alternados, nos recintos Portonave (Navegantes) e Poly Terminais (Itajaí).


Entre os destaques das reuniões realizadas até hoje, além da primeira reunião e da reunião cancelada no mês de agosto de 2009 por conta de ameaça de surto de Gripe, ressaltamos as reuniões marcadas para eventos de comércio exterior, em 2012 no âmbito do Evento Vitrine Comex e em 2013 no âmbito do Evento NetMarinha Sul Trade Summit. Ressaltamos também a 20ª  reunião de Intervenientes, realizada em 16 de fevereiro de 2011, que contou com a participação do Superintendente da 9ª RF, Sr. Luiz Bernardi e da Chefe da Diana da 9ª RF, Sra. Janete de Souza Macena, e incluiu em sua pauta a cerimônia de entrega de Certificados aos seis Despachantes Aduaneiros que obtiveram nota 7,0 ou superior na Primeira Prova de Despachante Aduaneiro, que foi organizada pela Univali e Sindicato dos Despachantes, com contribuição técnica dos órgãos intervenientes (ANVISA, MAPA e RFB).


Por todo o acima exposto, a 50ª Reunião dos intervenientes do Complexo Portuário do Vale do Itajaí foi programada para, além de tratar dos assuntos relativos ao comércio exterior no complexo Portuário, também comemorar o sucesso alcançado, homenageando pessoas que foram importantes para que o evento superasse seus objetivos iniciais e atingisse a importância que possui nos dias de hoje. A reunião foi marcada para o dia 15 de Outubro de 2013, no Recinto Poly Terminais, localizado na Rua José Luiz Marcelino, nº 1.400, Bairro Murta, Itajaí/SC.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt