sexta, 19 de abril de 2024
07/02/2014 00:00

Mais que uma competição de vela, a VOR 2014-15 será uma disputa entre seres humanos


Humanizar a edição 2014-15. Esse é um dos objetivos da organização da Volvo Ocean Race, que, ao contrário da edição passada que teve como principal foco a sustentabilidade, na próxima edição será totalmente focada no ser humano. “Mais importante que os barcos são os homens que fazem a regata. Seus sentimentos, emoções, alegrias. Enfim, seu dia a dia dentro dos veleiros. Queremos que a edição 2014-15 da Volvo Ocean Race seja uma disputa entre homens e não entre barcos”, afirma o diretor de Operações da organização geral da regata, Tom Touber.

Touber e o diretor de Portos da VOR, Stef van’t Zand, estiveram em Itajaí durante esta semana para uma ampla agenda de reuniões e visitas técnicas e participaram de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 07, no gabinete do prefeito Jandir Bellini.

Esta foi uma das modificações apresentadas em Itajaí, juntamente com o novo layout da Vila da Regata e com os novos equipamentos de entretenimentos que farão parte do Stopover Itajaí. Segundo Zand, ao contrário de outras edições, onde as equipes tinham suas áreas exclusivas em terra, na edição 2014-15 todas as equipes trabalharão em um único espaço, inclusive, com o acesso dos visitantes.

“Como todos os veleiros estão sendo fabricados totalmente iguais, não haverá segredos entre as equipes e, o acesso do público aos trabalhos, promoverá uma maior integração entre as equipes e os visitantes”, diz Zand. O executivo informa que sete barcos participarão da VOR 2014-15, dos quais cincos já estão definidos e dois devem se definir no prazo de no máximo dois meses. Com relação aos brinquedos, eles estarão mais voltados para o dia da dia dos navegadores nos veleiros. “Queremos que o público faça parte da aventura, participe da competição com os velejadores”, acrescenta Touber.

 Expectativas 

“O stopover Itajaí da edição passada foi uma surpresa para nós da organização e também para muitas equipes. Tanto é que muitas pessoas deixaram de vir para cá, pelo fato de não conhecerem, para ir à edição de Miami. E ocorreu exatamente o contrario: o grande evento ocorreu em Itajaí”, relata Touber, que acredita que o número de visitantes estrangeiros seja bem maior nesta edição que na anterior. Inclusive, o executivo diz que a intenção da organização é trazer também um grande volume de pessoas que possam fazer negócios em Itajaí. “Potenciais investidores no município”, acrescenta.

Com relação à infraestrutura do município para receber a regata, os organizadores dizem que há necessidade de pequenos ajustes, a exemplo do layout da Vila da Regata, para atender ao novo foco, mas estão com boas expectativas. “O que precisamos é trazer muita gente para dentro do evento, para que consigamos a humanização que estamos buscando”, diz Touber.

Já o diretor de Portos, Stef van’t Zand, diz que os organizadores estarão visitando Itajaí a cada três meses, com o objetivo de acompanhar o andamento das ações relacionadas ao Stopover 2014-15 e acompanhar o cumprimento do caderno de encargos, documento elaborado pelos organizadores e estipula as ações a serem desenvolvidas nas paradas da regata de volta ao mundo.

O prefeito Jandir Bellini garante que, mesmo faltando 15 meses para o Stopover Itajaí, que acontece em abril do próximo ano, o Comitê Central Organizador local já vem trabalhando no projeto e não medirá esforços para garantir sucesso absoluto para o evento. “A primeira edição da VOR em Itajaí já foi um sucesso. Projetou o município em todo o mundo e teve uma aceitação enorme pela comunidade. Mas agora vem o mais difícil, que é fazer uma segunda edição ainda melhor. E com certeza conseguiremos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausem, reafirmou a participação do Governo do Estado no Stopover Itajaí, não apenas como um dos principais patrocinadores, mas com apoio nas áreas em que for necessário, a exemplo da segurança, saúde, entre outras em que o governo possa auxiliar.

Museu da Vela 

Existe ainda a possibilidade de Itajaí abrigar um museu relacionado aos esportes náuticos. A primeira ação que está projetada, informa o presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Alexandre Antonio dos Santos, é a transferência do veleiro “Brasil 1”, que participou já da Volvo Ocean Race, de Alicante, na Espanha, para Itajaí. “A partir daí daremos início ao projeto do Museu da Vela, já que temos por objetivo tranformar nossa cidade em polo nacional do esporte.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt