terça, 16 de abril de 2024
24/03/2014 00:00

Sessão da Alesc homenageia representantes da Univali


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), realizou sessão solene em homenagem aos 25 anos de reconhecimento da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e 50 anos do ensino superior em Itajaí. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorreu na noite de sexta-feira (21), no Anfiteatro Adelaide Konder, no Campus da Univali, em Itajaí.

Na ocasião foram homenageados, além da Universidade, reconhecida por sua contribuição para a formação da massa crítica das regiões em que está instalada, representantes de campi e áreas, ex-colaboradores, instituições e autoridades que contribuíram para a construção da história da instituição.

A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Serafim Venzon (PSDB), que destacou a contribuição da instituição para a formação dos catarinenses: "Ela ajudou a construir a história de Santa Catarina e mudou a realidade das regiões onde se instalou. Além da formação profissional e produção de conhecimento, se destaca pelas pesquisas e serviços prestados à comunidade", apontou o parlamentar.

A data da realização do evento, 21 de março, marca os 25 anos de instalação da Univali como universidade, após seu reconhecimento, no dia 16 de fevereiro de 1989.

Sobre a história da Univali

A história da Univali tem como seu marco mais importante o dia 22 de setembro com a criação, em 1964, da Sociedade Itajaiense de Ensino Superior que, mais tarde, tornaria-se a Fundação Univali.

Já, no dia 16 de fevereiro de 1989, ocorreu o reconhecimento federal da instituição como universidade. A instalação, como tal, ocorreu no mês seguinte, no dia 21 de março, com o nome Universidade do Vale do Itajaí.

Desde então, a Univali tornou-se uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina, em Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

A instituição oferta mais de 70 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, compreendendo quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação, destacando a oferta de nove mestrados e seis doutorados.

Nesse universo atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, a fundação mantém o Hospital Infantil Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.

Confira a relação de homenageados:

·         Universidade do Vale do Itajaí;

 

·         Alceu de Oliveira Pinto Júnior, representante do Campus São José;

 

·         Amândia Maria de Borba, ex-pró-reitora de Ensino, e atual vice-reitora da Univali;

 

·         Antônio Carlos Konder Reis, ex-governador do Estado de Santa Catarina;

 

·         Carlos Alberto Tomelin, representante do Campus Balneário Camboriú;

 

·         Celso Leal da Veiga, representante do Campus Tijucas;

 

·         Edison Villela, reitor da Univali entre 1989 e 2002;

 

·         Eduardo Sólon Cabral Canziani, ex-prefeito de Itajaí;

 

·         João Omar Macagnan, ex-prefeito de Itajaí;

 

·         José Roberto Provesi, reitor da Univali entre 2002 e 2010;

 

·         Josete de Almeida Burg, funcionária técnico-administrativa da Univali desde 1987;

 

·         Jules Marcelo Rosa Soto, representante do Campus Balneário Piçarras;

 

·         Júlio Cesar, ex-prefeito de Itajaí (in memorian);

 

·         Município de Itajaí;

 

·         Pedro Antonio Geraldi, professor e ex-vereador por três legislaturas;

 

·         Pedro Joaquim Cardoso Júnior, representante do Campus Biguaçu;

 

·         Renato Buchele Rodrigues, representante do Campus Florianópolis;

 

·         Rosa de Lourdes Vieira Silva, ex-professora.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt