sexta, 19 de abril de 2024
11/04/2014 00:00

Começa hoje a 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina


A 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina começa nesta sexta-feira, dia 11, em São Joaquim. O governador Raimundo Colombo estará presente na abertura oficial do evento, a partir das 18h30.

Promovida pela Acavitis (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude) e Sebrae e com apoio do Governo do Estado, a 1ª Vindima reúne 18 vinícolas e tem uma  programação especial preparada pelo municípios de São Joaquim, Urupema, Videira, Treze Tílias e Água Doce.

Além de ciclo de palestras sobre o enoturismo nas regiões produtoras, estão previstos degustação, almoço italiano, colheita, piquenique e sunset. A abertura do evento será às 17h30, na Eventos na Praça João Ribeiro, em São Joaquim.

História

A produção de vinhos de altitude em Santa Catarina é relativamente nova, mas já é considerada de qualidade superior pelos especialistas do setor. São vinícolas novas, com pouco mais de 10 anos, e que já produzem excelentes vinhos e oferecem boa infraestrutura para a produção da bebida, que exige cuidados especiais para manter seu padrão de qualidade. As primeiras parreiras foram plantadas no início dos anos 1980 pelo então desembargador Edson Ubaldo.

Depois, a vinícola Quinta da Neve, começou a plantar uvas na região de São Joaquim. Na sequência, outros projetos foram impulsionando a vitivinicultura em Santa Catarina. Hoje, a Acavitis conta com 28 associados e pelo menos 18 deles produzem vinhos, com um total de área plantada de 300 hectares nas regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos.

O enoturismo é outra atividade que vem crescendo e impulsionando a economia de toda a região. As vinícolas recebem turistas para degustação e projetos que envolvem passeio pelos parreirais. As principais uvas produzidas são cabernet sauvignon, merlot e sauvignon blanc, além da chardonnay e viognier.

Números da Acavitis

· 28 Associados

· 18 Vinícolas

· R$ 200 milhões investidos em 10 anos

· 1,3 milhões de toneladas de uva aproximadamente

· 150 rótulos

· 300 hectares de área plantada

· Regiões de área plantada, São Joaquim, Caçador e Campos Novos

 

· R$ 30 milhões faturamento anual

 

· 70% da uva plantada é Cabernet Sauvignon

 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt