sábado, 20 de abril de 2024
22/05/2014 00:00

Projeto vai duplicar capacidade de movimentação de grãos no Porto de São Francisco do Sul


A Terlogs, empresa do grupo Marubeni responsável pela gestão de grãos do Porto de São Francisco do Sul, tem um projeto para duplicar sua capacidade de embarque e desembarque. Com as obras concluídas, a movimentação anual de grãos poderá atingir, em três anos, oito milhões de toneladas, contra as quatro milhões de toneladas atuais.

Além disso, o tempo de espera dos navios será reduzido e a capacidade estática de armazenagem aumentará de 107 mil toneladas para 182 mil toneladas. Com investimento privado estimado em R$ 230 milhões, o novo berço deve estar concluído em cerca de 18 meses após o início das obras.

Apontado em primeiro lugar no ranking de desempenho 2012/2013 realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), o Complexo Portuário de São Francisco do Sul, em Santa Catarina exportou, em 2013, 7,97 milhões de toneladas de produtos a granel. Mais da metade deste volume foi movimentado pelo Terlogs Terminal Marítimo.

Atualmente, São Francisco do Sul é um dos principais responsáveis pela exportação de soja brasileira - cerca de 6% deste volume - e desempenha relevante papel como impulsionador da economia de toda a região. “Como o Porto está operando em seu limite de capacidade, estamos decididos a realizar este investimento para potencializar a eficiência deste terminal portuário e ampliar os volumes embarcados”, afirma José Kfuri, CEO do Terlogs.

Sua localização privilegiada, no norte de Santa Catarina, permite excelente logística para recebimento de carga do próprio estado como também do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Além disso, a topografia do solo marítimo da região dá ao local calado suficiente para a movimentação de navios Panamax, com reduzido serviço de dragagens. A estas características naturais soma-se o aumento recente das exportações de soja para níveis recordes, que consolidaram o Brasil como o principal fornecedor desta commodity para o mundo.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt