sábado, 20 de abril de 2024
22/09/2014 00:00

Família Schurmann se despede de Itajaí e parte para volta ao mundo


Foram mais de 1800 dias de muito planejamento, mais de 43 mil horas de preparação para uma nova volta ao mundo. Nesses cinco anos, um novo propósito para percorrer 29 países, cinco continentes e 30 mil milhas náuticas: teriam os chineses descoberto a América, 71 anos antes de Colombo? No domingo (21), o primeiro dos cerca de 50 portos foram riscados da lista da Família Schurmann. O veleiro Kat partiu de Itajaí com 12 tripulantes, pouco antes das 16h. A Vila da Regata ficou lotada de espectadores, que foram até o local desejar uma ótima viagem. Esta é a terceira volta ao mundo dos comandados de Vilfredo Schurmann. A “Expedição Oriente” deve durar dois anos e três meses. Foi a primeira vez que a Família Schurmann partiu de Itajaí. 

“Itajaí está se consolidando cada vez mais como um polo náutico no Brasil. A escolha da cidade apenas reforça o que o município representa nesse cenário. Ser escolhido para a largada da “Expedição Oriente” é muito gratificante para todos nós. Desejo a Família Schurmann uma ótima viagem”, comentou o prefeito Jandir Bellini.

O trajeto desta nova volta ao mundo foi inspirado no livro “A Teoria 1421”, do autor inglês Gavin Menzies, que defende que uma expedição chinesa comandada pelo almirante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da Dinastia Ming, teria sido a primeira a chegar a América em 1421. Em busca da verdade por trás desta teoria, o veleiro Kat vai procurar por respostas que podem estar escondidas no Oriente há quase 600 anos. Depois de 30 anos da primeira volta ao mundo da família a bordo de um veleiro, eles retornam ao mar para mais uma aventura, mas desta vez será a primeira que eles chegarão à Antártica e à República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. A previsão é de que os Schürmann tenham a primeira parada após uma semana, em Punta Del Este, no Uruguai.

“Devemos percorrer de 180 a 200 milhas náuticas por dia. Estudamos muito bem cada local, pois em determinados lugares do planeta temos que passar quando é inverno ou quando é verão, por causa das condições dos mares e do tempo”, esclareceu o comandante Vilfredo Schurmann. 

“Estamos muito confiantes com essa teoria e acreditamos que podemos encontrar evidências físicas que comprovem a história do comandante Zheng He. Desta vez vamos viajar com muito mais tecnologia, eu por exemplo vou ficar em terra, junto com uma equipe de 30 pessoas. Acho que vamos ter histórias muito boas para contar”, explicou David Schurmann.

Partindo de Itajaí, Santa Catarina em setembro de 2014, a expedição passará por países como Argentina, Chile e Uruguai, na América do Sul; Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, na Oceania; China, Indonésia, Japão, Singapura e Vietnã, na Ásia; e África do Sul, Madagascar e Maurício, na África, além de passar pela Antártica e dezenas de outras localidades, antes de seu retorno ao Brasil, programado para dezembro de 2016.

Itajaí reconhecida internacionalmente

Uma coletiva de imprensa foi realizada neste domingo pela manhã e contou com a participação de veículos de imprensa nacionais e internacionais. Destaque para um canal de televisão chinês. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt