Na última semana, a Hamburg Süd batizou o porta-contêineres “Cap San Antonio” no Porto de Le Havre, na França, em um evento que contou com a presença de clientes e parceiros de negócios. A madrinha do navio é Veronika Schüller, esposa de Stephan Schüller, presidente da Comissão Geral de Sócios da Bankhaus Lampe KG.
O “Cap San Antonio” é um dos novos navios de uma série de seis idênticos denominada “Cap San”, construído para a Hamburg Süd no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan. Contam com uma capacidade de transporte de 9.600 TEUs e são considerados os maiores da empresa em operação. Com 2.100 tomadas para contêineres reefer, oferecem a maior capacidade do mercado para cargas refrigeradas. O transporte desse tipo de produto é uma das especialidades da Hamburg Süd.
O Porto de Le Havre, que se uniu aos portos de Rouen e Paris para formar a rede HAROPA em 2012, é um importante centro de transbordo de cargas para a Hamburg Süd. A partir dele, o “Cap San Antonio” vai seguir para Santos através do serviço entre Europa e a Costa Leste da América do Sul.
Capacidade |
124.500 tdw |
Capacidade dos contêineres |
9.600 TEUs |
Plugs para contêineres refrigerados |
2.100 |
Comprimento total |
333.2 m |
Comprimento entre perpendiculares |
318.00 m |
Largura |
48.2 m |
Calado máximo |
14 m |
Velocidade |
21 kn |
Potência do motor principal |
40.670 kW |
Sobre a Hamburg Süd
Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas.
Em 2013, a empresa movimentou 3,3 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.