sábado, 20 de abril de 2024
29/07/2015 00:00

Senador Dalírio Beber recebe da FACISC pleitos urgentes do setor empresarial


A Facisc recebeu na manhã desta terça-feira, 28/7, o primeiro dos três senadores catarinenses para uma conversa de aproximação entre a entidade e os parlamentares. Dalírio Beber reuniu-se com diretores da Federação, na sede da entidade em Florianópolis para tratar de diversas medidas essenciais para o desenvolvimento da atividade empresarial e da economia catarinense.

Participaram do encontro o vice-presidente, André Gaidzinski, o presidente do Conselho Superior, Alaor Francisco Tissot, o vice-presidente de patrimônio, Ricardo Harger Martins; o vice-presidente de inovação e tecnologia, Marcus Rocha; o vice-presidente de soluções empresariais, Marcelo Noronha; o vice-presidente da regional Grande Florianópolis,  Robson Rodrigo de Carvalho; a presidente do CEJESC, Liandra  Nazário Nóbrega; a presidente do conselho do CEJESC, Márcia Alberton; o representante da ACIF, Juliano Richter Pires e o diretor executivo, Gilson Zimmermann e os assessores jurídicos da Federação, Lucas Assis, Murilo Reis e Lethicia Ferreira.

Entre os pleitos apresentados pela Facisc ao senador foi tratada a proposta de redução da desoneração da folha de pagamentos que terá um grande impacto nas empresas. "Esta mudança preocupa muito, pois os empresários fizeram investimentos e agora correm o risco de ter que demitir. Por isso pedimos a rejeição dessa proposta ou ao menos um escalonamento para que as empresas possam se preparar", argumentou André Gaidzinski que representou o presidente Ernesto Reck no encontro.

Outro assunto levantado, a MP 685, que impõe a necessidade de Declaração dos Planejamentos Tributários Realizados pelas empresas e o fornecimento de informações ao fisco federal. Os representantes questionaram a aprovação da medida sob o argumento que irá tirar a livre iniciativa dos empresários para o planejamento tributário das empresas.

Os representantes também reivindicaram melhorias para a implantação do Bloco K, que prevê a digitalização do livro de controle da produção e estoque, por meio do qual organizações industriais e atacadistas deverão apresentar seus estoques e sua produção no SPED Fiscal. "Se a norma for implantada em curto prazo e sem adequações prévias há risco de danos para os empresários que serão autuados e penalizados. Entre as opções propostas pela Federação, está a prorrogação do prazo de início da vigência, hoje previsto para janeiro de 2016 e a definição de um piso de R$ 78 milhões para o enquadramento das empresas afetadas, a exemplo do que é feito no e-Social", defende André.

A terceirização também foi pauta do encontro. O senador se posicionou a favor desta, com exceção de algumas atividades do serviço público. "Estou 100% a disposição para ouvir e discutir com transparência esses e outros assuntos que venham a surgir, pois acredito que com transparência podemos encontrar soluções em conjunto", declarou Beber.

Além disso, também foi apresentado um resumo de antigas reivindicações do meio associativista, como por exemplo, melhorias da infraestrutura, saúde e educação no Estado, e as reformas política, fiscal e trabalhista registradas na última cartilha "Voz Única".




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt