sábado, 20 de abril de 2024
27/08/2015 00:00

Diminui o número de famílias endividadas em SC

Entre as cinco cidades analisadas, Blumenau e Itajaí representam o menor percentual de inadimplentes com contas em atraso

Diminuiu o número de famílias endividadas em Santa Catarina. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC). Na comparação anual, houve queda de 5,3 pontos percentuais no número de endividados no Estado, que passou de 57,8% em agosto de 2014 para 52,5% no mesmo período de 2015. Entre julho e agosto deste ano, o endividamento dos consumidores catarinenses caiu 0,4 pontos percentuais.

Blumenau e Itajaí representam o menor percentual de inadimplentes no quesito contas em atraso. Mas 51,4% dos blumenauenses estão endividados. Florianópolis tem o maior percentual de famílias endividadas e com contas em atraso, que significam 86,6% e 25,7%, respectivamente. Já Joinville lidera o percentual de pessoas que não terão condições de pagar as dívidas. Nesse indicador, Blumenau e Itajaí também são as melhores posicionadas, com menos famílias sem condições de pagar as contas, representando 5,1% e 5,8%.

A maioria dos itajaienses tem mais de um ano de comprometimento com as dívidas, somando mais de 50%. E 52,9% dos moradores do município afirmaram que demoram mais de 90 dias para pagar as contas em atraso. Dentre as famílias da cidade que estavam com as dívidas atrasadas no mês de agosto, 52,9% disseram que não terão como pagar. Apesar de parecerem altos, os índices são menores que os das outras cidades analisadas nestes pontos.

O percentual total de famílias com contas em atraso no Estado, segundo a Peic, manteve o mesmo patamar de julho, 18,2%. Com relação a agosto de 2014, o número caiu 0,3 pontos percentuais. O número de famílias que não terão condições de pagar suas contas manteve-se perto do maior da série histórica, com 10,9%.

Outro dado relevante da pesquisa é que as famílias com renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas em comparação com as de renda inferior. Em números, 54,8% das que têm renda superior a 10 salários mínimos estão mais endividadas contra 53,9%.

O cartão de crédito continua sendo a maior dívida dos catarinenses, com 45,2%. Os carnês estão em segundo lugar, com 30%. Os financiamentos de carros aparecem em terceiro, com 25,9% e o crédito pessoal em quarto, com 19,4%.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt