terça, 16 de abril de 2024
14/09/2015 00:00

Itajaí supera Balneário Camboriú em ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se investir em imóveis

Análise foi feita entre municípios com menos de um milhão de habitantes

Itajaí está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir em imóveis e ultrapassou, inclusive, a vizinha Balneário Camboriú. A lista foi feita pela Prospecta Inteligência Imobiliária a pedido da Exame.com e mostra uma análise econômica entre municípios com menos de um milhão de habitantes.

Itajaí ficou na 72ª posição do ranking e foi avaliada com ótimo potencial para investir em imóveis de alto, médio e baixo padrão. De acordo com a pesquisa, o déficit habitacional da cidade, que mede a quantidade de domicílios alugados e cedidos, ficou em 29%. No P2I-Lead, que classifica as cidades mais atrativas com alta renda per capita, alto número de pessoas economicamente ativas, déficit imobiliário considerado atrativo, nível de instrução elevado, alta capacidade de endividamento, baixo nível de desocupação, entre outras, o município do litoral norte catarinense ficou com pontuação de 0,501.

Balneário Camboriú ficou em 74º na lista, com P2I-Lead de 0,500. O potencial para investir em imóveis de alto, médio e baixo padrão também foi medido como ótimo e o déficit habitacional, segundo a pesquisa, é de 46%.

As regiões que lideram o ranking, segundo a pesquisa, devem se destacar no mercado brasileiro nos próximos meses e anos porque possuem uma demanda aquecida e de qualidade. Ainda de acordo com o levantamento, os municípios com menos de 400 mil habitantes, como Itajaí – que tinha 183 mil no último Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – são os mais atrativos. Cidades com menos de 150 mil habitantes, como Balneário Camboriú, que tinha 108 mil moradores no Censo de 2010, também se revelam altamente atrativas quando o assunto é imóveis.

Florianópolis aparece em sexto lugar, Joinville em 17º, São José em 38º, Blumenau em 43º e Jaraguá do Sul em 66º. A pequena catarinense Rio Fortuna, com pouco menos de cinco mil habitantes conforme o IBGE, é listada como a 100ª do ranking,




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt