sábado, 20 de abril de 2024
06/10/2015 00:00

Porto de Itapoá recebe deputados federais

Durante a visita, parlamentares se comprometeram a levar questões críticas dos terminais para discussão no Congresso

O porto de Itapoá, no norte de Santa Catarina, recebeu deputados federais na última sexta-feira (2). Eles integram a Comissão de Portos e Vias Navegáveis do Congresso Nacional e também estiveram nos terminais de Itajaí e Navegantes.

Durante a visita, os parlamentares puderam identificar os déficits que os terminais sofrem, como a situação do quadro funcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Itapoá, a situação das dragagens dos canais de acesso também foi discutida. A superintendência do porto explicou que os investimentos em dragagem permitirão ao país conquistar ganhos em escala, reduzindo custos, o que significa receber e exportar cada vez mais cargas e gerar mais riquezas a todos os envolvidos na cadeia logística.

A comitiva se comprometeu a desenvolver um relatório com os pontos apontados e discutir os dados no Congresso. Uma das alternativas apresentadas pelo presidente do porto de Itapoá, Patrício Junior, foi a criação de um sistema de solução integrada dos problemas portuários, que é comparado ao sistema One Stop Shop.

“Hoje, a atividade portuária precisa estar envolvida com vários e diferentes órgãos públicos. No caso do Porto Itapoá, que busca sua expansão, precisamos buscar licenças e soluções em vários órgãos anuentes e intervenientes, como IBAMA, SEP, ANTAQ, ANVISA, MAPA e Receita Federal. Seria rápido, ágil e eficiente se todas essas demandas fossem concentradas em um único espaço, de forma padronizada, onde pudéssemos resolver todas as pendências. Evitaríamos, com isso, desperdício de tempo, conflitos e, principalmente, dinheiro público e privado”.  O projeto de expansão do Porto Itapoá foi iniciado em 2013 e, desde então, ainda aguarda algumas autorizações e licenciamentos para ser iniciada.

 

 

Saiba quais parlamentares visitaram o porto de Itapoá:

- Deputado Edinho Bez – PMDB/SC – coordenador da viagem e relator;

- Deputado João Paulo Papa – PSDB/SP;

- Deputado Alexandre Valle – PRP/RJ;

- Deputado Juscelino Filho – PRP/MA;

- Deputado Milton Monti – PR/SP – presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis;

- Deputado Hugo Leal – PROS/RJ

Foto: Divulgação Porto de Itapoá




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt