sexta, 19 de abril de 2024
09/10/2015 00:00

Quase 40% dos adultos estão em listas de inadimplentes no Brasil

Dados são de setembro deste ano

Mais de dois milhões de consumidores estiveram em listas de inadimplentes entre janeiro e setembro, conforme dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil. No fim de setembro, de acordo com as informações, 57 milhões de consumidores estavam com registro em cadastros de devedores, o que significa 38,9% da população adulta do país.

Na comparação dos dados de setembro com o mesmo mês de 2014, o número de consumidores com contas atrasadas subiu 5,45%. Na comparação com agosto deste ano houve recuo de 0,59%.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, disse à Agência Brasil que a redução na inadimplência em setembro, comparada a agosto, é comum porque há mais dinheiro circulando na economia com o início de pagamento de abonos de Natal a beneficiários da Previdência Social. Além disso, mês é marcado por feirões de renegociações de dívidas. Marcela ainda ressaltou que em outubro e novembro a inadimplência volta a subir, tendo nova redução em dezembro com a influência do 13º.

Os atrasos no pagamento de contas de serviços básicos, como água e luz, foram os que mais cresceram. O aumento foi de 12,55% na comparação entre setembro de 2015 com o mesmo mês no ano passado. Em segundo lugar estão as dívidas bancárias, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, com alta de 10,32% no período.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt