quinta, 18 de abril de 2024
14/10/2015 00:00

Fechado há cinco dias, canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí gera milhões de prejuízo

Na manhã desta quarta-feira, sete navios aguardam para entrar nos terminais

O canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí está fechado há cinco dias por causa das más condições climáticas. De acordo com a Praticagem, sete navios aguardam para acessar os terminais nesta quarta-feira (14), sendo que um deles é um rebocador. Uma embarcação deveria ter saído na terça-feira (13), porém não ficou pronta e terá que aguardar para deixar o complexo.

Segundo o porto de Itajaí, o prejuízo de cada embarcação fundeada é de, em média, US$ 35 mil por dia. Para se ter ideia do prejuízo que o canal de acesso ao complexo gerou aos armadores nos últimos dias calcula-se este valor, multiplicado pela quantidade de navios e os dias que eles estão parados. Na conversão para o real, a perda chega a mais de R$ 4 milhões.

O nível do rio Itajaí-Açu está maior que o normal por causa das fortes chuvas na região desde a semana passada. No início da manhã desta quarta-feira, o nível do rio era de 6,5 metros acima que o normal em Blumenau. O complexo opera com restrições quando o nível sobe quatro metros. Às 12h, outra avaliação será feita. Mas, conforme a Praticagem, o canal não deve ser liberado hoje.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt