sexta, 19 de abril de 2024
15/10/2015 00:00

Retomada da Zona de Processamento de Exportações é debatida em Imbituba

Terreno e instalações da ZPE foram vistoriados por equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

A retomada da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em Imbituba foi debatida na quarta-feira (14) durante uma vistoria das instalações e do terreno de 104 hectares pela equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o diretor da Companhia de Desenvolvimento do Estado de SC (Codesc), José João Tavares e o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Mauro Candemil, também estiveram presentes.

O objetivo da visita foi conhecer a atual situação do local para elaboração do plano de reestruturação. “O Governo do Estado está apoiando esta retomada da ZPE porque reconhece a importância do projeto para o desenvolvimento de Santa Catarina”, salientou Acélio. Em seguida, eles realizaram uma série de reuniões na cidade, com o intuito de explicar a nova proposta. Conforme a secretária-executiva do Mdic, Thaise Dutra, o governo federal é parceiro para dar andamento ao projeto e Imbituba tem toda a configuração necessária para a continuidade da implementação. “Quem faz a ZPE são os empresários. O papel do governo é orientar, planejar e estimular”, disse em apresentação na Associação Comercial e Industrial de Imbituba (Acim).

A intenção na consolidação da ZPE de Imbituba é permitir a instalação de fábrica norueguesa de contêineres para transporte de gás liquefeito no local, com investimento previsto de US$ 3,5 bilhões em 19 hectares. Como é necessário atualizar o Plano de Negócios devido a mudanças na legislação, o modelo a ser seguido é o do Ceará, onde há projeto-âncora de US$ 5,4 bilhões e empresas satélites. “Da mesma forma como fizemos lá, pretendemos capacitar a mão-de-obra local, ampliando as condições de emprego e renda na região”, afirmou Thaise.

Atualização

A prefeitura de Imbituba também foi visitada pela comitiva. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito Elísio Sgrott e explicaram que o modelo atual de ZPE difere do projeto antigo, pois a legislação foi modificada. “O objetivo é criar um cinturão econômico para atender a demanda das empresas que precisam estar posicionadas em locais estratégicos como este para aumentar produção e competitividade, exportando de forma mais vantajosa pelas condições tributárias diferenciadas”, acrescentou Acélio.

As reuniões foram acompanhadas pelo diretor do Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves; presidente da Acim, Jaime Pacheco Alves; representantes da Fundação Certi, Leandro Carioni e Marcus Dias; presidente da Codesc, Miguel Ximenes; analista do Mdic, Leonardo de Santana; representantes da Unisul, Paulo Barrios e Kátia Maccari; secretário de Desenvolvimento Sustentável de Imbituba, Antônio Clesio Costa; assessores e funcionários.

Nesta quinta, dia 15, às 9h, está marcada a última reunião da comitiva que iniciará, na Codesc, a revisão do planejamento estratégico da ZPE, com participação dos técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda. “Serão estabelecidos os prazos para a conclusão do novo Plano de Negócios, bem como feita distribuição das tarefas e efetivação do cronograma de ações”, finalizou o secretário de Articulação.

Foto: Fernando Rodrigues/SAN




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt