quinta, 18 de abril de 2024
20/10/2015 00:00

Mercado de exportação de cerâmica cresce no Brasil

Com o real mais barato, empresas chamam mais atenção no exterior

O mercado de exportação de cerâmica deve crescer 1,45% neste ano no Brasil, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). Somente em 2014, o país exportou mais de 69,2 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos para cerca de 100 países.

Os resultados do crescimento do setor no ano, com a alta do dólar e desvalorização do real, já são sentidos. Somente para os Estados Unidos, o volume das exportações brasileiras de cerâmica saltou de US$17,039 milhões, entre janeiro e junho de 2014, para US$ 22,491 milhões no mesmo período de 2015, resultando um aumento de 32%, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A DC Logistics, que tem a matriz em Itajaí e mais nove escritórios no Brasil, é considerada uma das principais empresas responsáveis por importar e exportar cerâmica no país. “Possuímos eficiência operacional na coordenação dos embarques e acompanhamento de cada detalhe desde o carregamento na origem até o descarregamento no destino. Como trabalhamos há muito tempo com essa commodity, conhecemos muito bem a origem do produto e temos um relacionamento muito bom com os armadores”, afirma Guilherme Mafra, Managing Director da empresa.

Com o produto em real aproximadamente 40% mais barato que em dólar, as indústrias brasileiras acabam chamando a atenção no exterior. O azulejo nacional está entre os produtos mais procurados por países como México, Filipinas, Portugal, Canadá e Argentina.

 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt