A Marinha do Brasil autorizou, no dia 22 de outubro, a nova profundidade para manobras de navios no Porto de Imbituba, que passa a contar com um canal de acesso com profundidade de 17 metros e bacia de evolução de 15,5 metros. Com a mudança, os berços passam a operar com 14,5 metros, mas até a conclusão da nova sinalização, a autorização é para 13,5 metros de profundidade.
As mudanças vão refletir no crescimento da movimentação de cargas e arrecadação e, ainda, fazer com que o Porto de Imbituba seja o com maior profundidade entre os portos do sul do país. O que é consequência de uma dragagem de aprofundamento concluída há 10 meses, a nova profundidade significa que o porto está apto a receber navios com capacidade de transportar até 9.000 contêineres ou 80.000 toneladas de granéis.
Diante das mudanças climáticas que acontecem com frequência no Estado e impedem manobras em outros portos, o Porto de Imbituba surge como alternativa para atender a demanda do mercado. Desde 2012, não há registro de fechamento por motivo de segurança ou mau tempo.
Além das condições naturais diferenciadas, o Porto de Imbituba, administrado pelo governo do Estado por meio da SCPar, conta com armazéns cobertos para carga geral, tanques para granéis líquidos, áreas de pátio para granéis sólidos, área de contêineres, além de armazéns frigoríficos e grãos. O acesso logístico se dá através do modal rodoviário, com ligação direta entre o porto e a BR-101, e ferroviário através da Ferrovia Teresa Cristina que liga Imbituba ao município de Criciúma.
Foto: Airton Fernandes/Secom