sábado, 20 de abril de 2024
04/11/2015 00:00

Em quatro anos, investimentos no Porto de Paranaguá são superiores a R$ 500 milhões

Outros investimentos no valor de cerca de R$ 423 milhões estão sendo licitados para os próximos anos

Os investimentos dos últimos quatro anos no Porto de Paranaguá foram os maiores dos últimos 40 anos. No total, neste período, foram aplicados R$ 511,9 milhões para melhorar a infraestrutura e logística do porto. Em contrapartida, outros investimentos no valor de cerca de R$ 423 milhões estão sendo licitados para os próximos anos, totalizando R$ 934,9 milhões para modernização dos portos do Paraná de Paranaguá e Antonina.

“A melhoria da infraestrutura e da gestão do Porto de Paranaguá faz parte da política de desenvolvimento econômico do governo, que abrange também incentivo para atração de novos empreendimentos e investimentos na infraestrutura”, diz o governador Beto Richa. 

Foram adquiridos 4 novos shiploaders (equipamento que carrega com grãos os navios cargueiros), substituindo equipamentos da década de 70. Três deles já estão em funcionamento e operacionais e outro está sendo montado. Os novos equipamentos aumentaram a capacidade de carregamento de grãos no Corredor de Exportação em 33%. 

Com isso, no mês de junho de 2015, o Porto de Paranaguá exportou 1,92 milhão de toneladas de grãos em junho. Esse volume corresponde ao maior já movimentado em um mês pelo Corredor de Exportação desde maio de 2011, quando foram exportadas 1,81 milhão de toneladas. A movimentação dos primeiros seis meses do ano também foi a maior da história para o período do complexo, quando foram escoadas 8,48 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor. 

Outro recorde alcançado em 2015 no Porto de Paranaguá foi o de produtividade diária. O berço 214 do Corredor de Exportação, ao longo de 24 horas, embarcou 50,5 mil toneladas de soja. Os shiploaders tiveram produção efetiva de 1,206 mil toneladas por hora no período. O recorde anterior era de 40 mil toneladas. 

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, conta que para os próximos três anos (2016 a 2018) a Appa irá investir em projetos de infraestrutura, obras de reforma em berços de atracação e ações contínuas de manutenção e dragagem.  “Estamos pensando os nossos portos para atender a indústria, o comércio e o agronegócio para as próximas décadas”, afirma Richa Filho. 




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