sexta, 19 de abril de 2024
11/11/2015 00:00

Governador do RS prestigia abertura da 4ª Feira do Polo Naval e Sul Energia

Diversas autoridades participaram do evento, que contou com jantar em homenagem aos 100 anos do Porto de Rio Grande

"Vida longa ao Porto do Rio Grande!" Com essa saudação e olhar para o futuro, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, marcou a sua presença na abertura da 4ª Feira do Polo Naval e Sul Energia, na noite de terça-feira (10), em Rio Grande. O governador parabenizou os organizadores do evento por transformarem o projeto em realidade mesmo em um ano de crise econômica. Diversas autoridades participaram da cerimônia, que foi seguida do jantar de homenagem aos 100 anos do Porto do Rio Grande.


Para o organizador da feira, Fernando Estima, o evento só está sendo possível graças a uma série de esforços conjuntos. "É visível a turbulência que passamos, mas não temos dúvidas do nosso capital humano, temos valores individuais nessa região que inveja a muitas outras", exaltou ele. Além disso, Estima agradeceu ao apoio do governo estadual e destacou que as possibilidades já estão abertas para o próximo ano: "Eu desafio uma região que tem autossuficiência hídrica, logística privilegiada, polo educacional e a partir de 2016 sai da condição de importadora de energia para ser exportadora de energia". 

Em sua fala, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, ressaltou o crescimento do município nos últimos anos devido aos investimentos do Governo Federal. Sobre a 4ª Feira do Polo Naval, Lindenmeyer adotou um tom positivo acreditando que o momento de crise é passageiro. "O momento da Feira do Polo Naval é o momento de estabelecermos o debate, do compartilhamento de ideias e de perspectivas de curto, médio e longo prazo para a indústria naval brasileira, que passa por dificuldades, mas a palavra certa é "passa", afirmou, reforçando a força do Congresso Sul Energia, que oportuniza o crescimento do setor na região.

A Feira também foi celebrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco. "É sempre importante fazer com que todos os setores se encontrem e potencializem a região. A feira proporciona parcerias e discussões sobre o contexto atual". 

O superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, lembrou a todos os presentes da importância do órgão no município, com a as capacidade de gerar emprego, renda e desenvolvimento social para a população. Conforme o superintendente, pensar no futuro também é necessário. "Hoje estamos dotando o Porto e realizando investimentos importantes na infraestrutura, seja na modernização do cais ou investimentos de dragagem, preparando o Porto para que ele seja cada vez mais eficiente e, também, especializado nas suas operações", disse ele. 

O secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, também saudou a importância do Porto: "O Porto de Rio Grande hoje é um dos instrumentos de maior desenvolvimento do Rio Grande do Sul e tudo que vem com ele".

Abrindo oficialmente o evento, Sartori fez um apelo: "é preciso superar os desafios". O governador salientou que momentos como esse movimentam a economia de toda a região e deixam viva a chama da mudança e do desenvolvimento. Quanto aos 100 anos do Porto, além de parabenizar e desejar mais conquistas, Sartori alertou que é preciso olhar para o futuro e debater como será a caminhada daqui para frente. O governador ainda recebeu homenagens do Porto e da administração do Partage Shopping.

Durante o jantar em homenagem ao Porto do Rio Grande, que reuniu mais de 300 pessoas, diversas homenagens foram entregues. Personalidades importantes ao longo dos 100 anos foram lembradas, como ex-superintendentes, funcionários mais antigos, sindicatos que trabalham diretamente com o Porto, terminais portuários e autoridades da região.

Painel debateu desafios do Porto do Rio Grande

A 4ª Feira do Polo Naval recebeu durante a tarde de terça, 10, o painel "A História do Porto e Desafios para o Futuro", que apresentou um debate sobre os rumos a serem tomados pelo Porto Novo, que celebra em 2015 o seu centenário. O evento contou com a participação do Diretor-Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco e do Secretário Estadual de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen. O debate teve como moderador Paulo Bertinetti, Diretor Presidente do Tecon. "O Porto, ao longo deste centenário, tem proporcionado oportunidades de trabalho, de renda. O Porto é, em minha opinião, a mola propulsora do desenvolvimento, não só da cidade de Rio Grande, mas também da região", declarou Branco.

O debate também contou com a participação de outras autoridades, entre elas o Diretor de Infraestrutura do Porto do Rio Grande, Paulo Somensi; Diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Darci Tartari; Secretário Adjunto de Transportes, Alberto Caruso; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Portuários, Rui Mendes; Secretário Executivo dos Operadores Portuários, Vidal Mendonça; Capitão de Mar e Guerra, Comandante Alvarenga e o Secretário da Superintendência de Portos e Hidrovias, Luiz Capoani. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt