quinta, 18 de abril de 2024
19/04/2016 00:00

Porto Itapoá registra aumento de volume e de receita em 2015


O Porto Itapoá apresentou os resultados do exercício 2015 com aumento de volume e receita. Localizado no Norte de Santa Catarina, o porto registrou avanço de 14,5% no volume de cargas em 2015 e uma receita operacional totalizou R$ 20,4 milhões, um acréscimo de 43,13%. As movimentações contabilizadas no terminal incluem importação e exportação, transbordo cabotagem, movimentação de contêineres vazios e remoções.

A movimentação de cargas totalizou 548.463 TEUs movimentados, contra 478.982 TEUs em 2014. A evolução também ocorreu nas importações e exportações, com um aumento de 18,6%, e na cabotagem (+ 38%).

Para a direção do Porto Itapoá, o bom desempenho, a despeito da crise pela qual passa o país, comprova que o terminal consolidou a sua vocação entre um dos mais importantes portos de cargas conteinerizadas do Brasil, embora esteja em operação há pouco mais de quatro anos.

Patrício Junior, presidente da unidade Porto Itapoá, afirma que o terminal tem se destacado não apenas nas crescentes movimentações, mas conquistando seu espaço num ambiente de intensa competividade. “Isso é excelente para o desenvolvimento do país, pois valoriza o empreendimento mais eficiente e de melhor performance", comenta.

Recordes

Em setembro de 2015, o terminal bateu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner). Como consequência, Itapoá passa a ser um dos terminais portuários mais eficientes do país e está entre os mais ágeis do mundo - levando em consideração o critério de produtividade medida por MPH, à frente de portos reconhecidos como os melhores do mundo, como Cingapura, Hong Kong, Roterdam e Hamburgo.

Também no ano passado coube a Itapoá fazer o primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, após o acordo bilateral firmado entre os dois países. E, em 2015, foi instalada uma unidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dentro do terminal, permitindo a redução em 50% no tempo de liberação de cargas.

Além disso, Itapoá é o único terminal da região Sul do Brasil a contar com o sistema de pesagem das cargas no próprio levante do RTG (guindaste utilizado para movimentar os contêineres dentro do pátio do terminal). A tecnologia garante maior economia de tempo, segurança e eficiência às operações.

Sobre o porto

Localizado na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá começou a operar em junho de 2011 e hoje é o sexto maior terminal de contêineres do país, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A localização privilegiada do terminal garante diferencial logístico ao porto, que tem como acionistas a Aliança Navegação, a Logz Logística Brasil S/A e o Grupo Batistella. 




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