quinta, 18 de abril de 2024
19/08/2016 14:50

Nutic de Itajaí comemora 10 anos promovendo networking entre profissionais de tecnologia


O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NuTIC) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) celebrou seus 10 anos de atividades com o Workshop Coffee Tech, que aconteceu dia 17 de agosto, na sede da entidade. O evento reuniu profissionais de tecnologia e visou também promover o networking entre os participantes.

A programação do evento contou com o lançamento do Programa Jovem Tec – “Tem Ideia na Rede”, apresentação das ações da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e com a palestra “Futurama”.

O presidente da ACII, Eclésio da Silva, fez a abertura do evento e salientou a importância da tecnologia para o desenvolvimento da economia e de modo geral, de toda sociedade, pois somos uma geração que vive em plena conectividade. Ele ainda ratificou o apoio da ACII ao NuTIC, bem como a sua importância para a entidade.

Na sequência, o coordenador do NuTIC, João Olindo Santos Jr. agradeceu todos os participantes do núcleo pelo empenho nesta primeira década de existência, em que muitos projetos se tornaram realidade. Entre as ações desenvolvidas, estiveram inúmeras palestras, TV NuTIC, Coffee Tech, visitas técnicas, reuniões itinerantes, participação em feiras de negócios, o projeto TI Verde, que teve por objetivo criar pontos de coletas permanentes de resíduos eletrônicos e se tornou um projeto fixo do núcleo. “Acredito que todos estão aqui acreditam na força do associativismo, não estamos aqui pelos nossos negócios, às vezes, nossas empresas até ficam de lado”, enfatiza.

“Tem Ideia na Rede”

Iniciativa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com o NuTIC, Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e a Media Lab e Fundação Lemann (MIT), o Tem Ideia na Rede é uma competição entre estudantes de escolas públicas de ensino fundamental de Itajaí. Para participar é preciso que os alunos utilizem o Scratch, uma ferramenta de programação desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. “Desejamos oportunizar a utilização da tecnologia para que os estudantes pensem em soluções criativas para temas que os afetam”, explica o responsável pelo projeto, Luiz Carlos Martins.

ACATE Tech Report 2015

Na sequência, o vice-presidente de Mercado da Acate, Silvio Kotujansky apresentou as ações da entidade e também, apresentou um resumo da pesquisa “ACATE Tech Report 2015”, que apontou um desenvolvimento vertiginoso para o setor da tecnologia em Santa Catarina, sendo o estado que mais cresce em número de colaboradores na área de TI. Sendo o setor tecnológico corresponde por aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.

Já o líder Regional RIA-SC/Anjos do Brasil, Marcelo Cazado, detalhou o projeto Invenstimento-Anjo, que é uma iniciativa da ONG Anjos do Brasil e visa fomentar o empreendedorismo e a inovação, apoiando startups brasileiras.

Por fim, a programação contou com a palestra “Futurama”, proferida por D.J. Castro, que detalhou a evolução da tecnologia no mundo e apontou tendências. E como era um evento comemorativo, o enceramento contou com coffe break e tradicional corte do bolo de aniversário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ACII

 



Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt