sábado, 20 de abril de 2024
25/08/2016 19:01

Pesquisa avalia imagem turística de Balneário Camboriú

Estudo foi premiado em conferência internacional na Universidade Greenwich, na Inglaterra

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou um estudo para avaliar a imagem da cidade de Balneário Camboriú (SC), na perspectiva do turista. O trabalho foi escolhido como melhor artigo científico no Internacional Tourism Studies Association (ITSA) Biennial Conference, entre os dias 17 e 19 de agosto, na Universidade de Greenwich, em Londres (Inglaterra).

O evento reuniu os melhores pesquisadores do mundo na área de turismo. O estudo premiado foi desenvolvimento pelo professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali, Francisco Antonio dos Anjos, junto com Melise de Lima Pereira, aluna do doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali, e Florença Fiedler Pichler Von Tennenberg, acadêmica da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Univali.

A pesquisa realizou-se por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), em que a acadêmica da graduação é bolsista; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja a doutoranda é bolsista; e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde o professor é pesquisador e também bolsista.

Com abordagem quantitativa, a pesquisa utilizou uma amostra de 425 turistas, que responderam às questões durante a temporada de verão 2015/2016, no município pesquisado. Foram avaliadas as relações existentes entre os componentes da imagem e a influência destes componentes na formação da imagem global e escolha do destino do turista.

O estudo completo será publicado na próxima edição da International Journal of tourism Cities, publicação periódica da ITSA e uma das principais revistas cientificas da área, vinculada a Emerald Group.

Principais fatores que impactam na imagem de BC

Os resultados apontam que a imagem de Balneário Camboriú pode ser avaliada por meio de seis fatores principais: relação custo/ benefício; atratividade; mobilidade; acolhimento seguro, lazer e entretenimento e escapismo – tendência para fugir da realidade ou rotina. A relação custo/ benefício e o escapismo aparecem com maior destaque na pesquisa.

Ferramenta gerencial para diferencial competitivo

Segundo o professor Francisco dos Anjos, a pesquisa poderá servir como ferramenta gerencial para os gestores públicos e privados, para trabalharem o posicionamento do município enquanto destino turístico.  “O estudo reúne informações base para o desenvolvimento de ações que utilizem a imagem turística como uma estratégia de diferenciação entre os destinos concorrentes, aumentado assim a competitividade de Balneário Camboriú e a efetividade das ações de marketing e propaganda da cidade”, afirma o pesquisador.

Além disso, o estudo contribui para adequação do instrumento de avaliação da imagem do destino turístico litorâneo, que vem sendo desenvolvido pelos autores no grupo de Pesquisa de Planejamento e Gestão dos Destinos Turísticos (PLAGET) do Programa de Pós-Graduação da Univali.

Mais informações: (47) 3261-1315, na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali, (47) 9985-6547, com professor Francisco Antonio dos Anjos.




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