sexta, 19 de abril de 2024
06/09/2016 09:34

Alunas da Univali visitam a Secretaria de Assuntos Internacionais


Um grupo de estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) visitaram, nesta segunda-feira, 5, o Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis, para conhecer o trabalho e as instalações da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI).

O secretário da pasta, Carlos Adauto Virmond, recebeu o grupo juntamente com a equipe da SAI. “Fico feliz em ver a quantidade cada vez maior de jovens no Brasil estudando relações internacionais. Isso torna a profissão cada vez mais importante”, disse Virmond.

As nove alunas, acompanhadas da professora Giselda da Silveira Cherem, estudam no campus de Itajaí. Segundo a professora da Univali, a visita gerou muita expectativa por parte das estudantes. “Viemos prestigiar este momento de pró-atividade da SAI, que está desempenhando um papel estratégico para a área internacional”, avaliou Gilseda.

“Nosso trabalho é a vitrine do Governo do Estado no exterior. Definimos a política internacional do Governo do Estado e somos a voz das instituições ligados ao governo estadual quando envolve a palavre internacional”, descreveu o secretário.

Na apresentação do papel da SAI, Virmond lembrou a nova redação dada ao Decreto nº 1.022, de 2008, pelo Decreto nº 306, de 17 de agosto de 2015, a partir do qual todos os instrumentos jurídicos firmados pelo Poder Executivo catarinense com autoridades e organismos internacionais deve ter a SAI como interveniente.

Estrutura da SAI

A estrutura da SAI é composta por três diretorias, todas introduzidas no encontro com os estudantes. A Diretoria de Cooperação Internacional busca o estabelecimento de cooperações técnico-científicas e culturais internacionais em diferentes áreas. A Gerência de Cooperação Internacional faz parte desta diretoria.

Já a Diretoria de Economia Internacional atua na atração de investimentos internacionais e busca incrementar o setor de investimentos, as exportações e as parcerias para Santa Catarina. Este diretoria conta com o apoio da Gerência de Economia Internacional.

Além de atender à SAI, a Diretoria de Missões, Recepções e Eventos presta consultoria aos gabinetes do governador e vice-governador na organização da agenda e logística das missões internacionais, participa da recepções e visitas internacionais ao Estado e atua na organização dos eventos internacionais atribuídos à SAI. Esta diretoria dispõe da Gerência de Eventos, Gerência de Missões Internacionais, e Gerência de Recepções.

 

Foto: Rafael Paulo / SAI




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt